Dissertação
{pt=Optimização de Rotas de Transporte de Doentes Programados: O Caso da Cruz Vermelha Portuguesa Amadora-Sintra} {} EVALUATED
{pt=As organizações não governamentais, como é o caso da Cruz Vermelha Portuguesa, objecto de estudo desta dissertação, ainda têm bastante dificuldade em mobilizar recursos para as suas actividades. Desta forma, uma gestão eficaz dos recursos pode ser essencial para o correcto funcionamento das suas actividades. Este trabalho surge com principal intuito de propor uma melhoria nos processos de identificação de rotas para os doentes programados da delegação de Amadora ? Sintra da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), para que seja possível atender um maior número de pedidos de transporte com os recursos actualmente disponíveis. Os doentes programados são utentes com horários muito pouco flexíveis e que necessitam de transporte (de e para o tratamento) com periodicidade regular. Após a recolha dos dados necessários à definição deste problema, foi definido um modelo matemático baseado no Dial-a-Ride Problem (DARP) que é uma variante do Problema de Planeamento de Rotas de Veículos ou Vehicle Routing Problem (VRP). Neste modelo, o transporte pode ser partilhado por mais de um utente, desde que seja respeitada a capacidade máxima da ambulância de transporte, assim como as restrições temporais de cada utente impostas pela respectiva entidade de tratamento. Foram analisados quatro dias de trabalho distintos e representativos da operação da CVP. Com esta análise, pode-se concluir que o modelo implementado permite à CVP obter rotas que minimizam os custos logísticos e, simultaneamente, melhoram a qualidade do serviço prestado, quando comparadas com as actuais rotas praticadas por esta ONG., en=Non-governmental organizations such as the Portuguese Red Cross (PRC), the study-object of the present work, still find it difficult to mobilize resources for their own activities. Therefore, effective management of the resources may be essential for proper functioning of its activities. This work aims mainly to propose an improvement on route identification processes for scheduled patients of the PRC Amadora - Sintra branch, allowing them to accept and meet a higher number of transport requests using the resources currently available. These scheduled patients are patients with fairly inflexible schedules who need transport (to and from the treatment) on a regular periodic basis. After gathering the data required to define this problem, a mathematical model was produced based on the Dial-a-Ride Problem (DARP), which is a variant of the Vehicle Routing Problem (VRP). According to this model, transport can be shared by more than one user, as long as the maximum capacity of the ambulance transport and the time restrictions established by the treatment entity for each user are respected. Four distinct and representative working-days of the PRC operations were analyzed. With this analysis, we can conclude that the model implemented allows the PRC to obtain routes that minimize logistic costs and simultaneously improve the quality of the service rendered, in comparison with the current routes developed by this non-governmental organization.}
outubro 29, 2010, 9:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Isabel Azevedo Rodrigues Gomes Salema
FCT - Universidade Nova de Lisboa
Professor Auxiliar
CO-ORIENTADOR
Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Catedrático