Dissertação

{pt=Determinação da imagem de Lisboa como um destino turístico: Análise das Percepções à Chegada e à Partida e Implicações para a Satisfação do Turista} {pt=Análise das Percepções à Chegada e à Partida e Implicações para a Satisfação do Turista} EVALUATED

{pt=O principal objectivo deste estudo foi identificar os atributos, ou dimensões, que mais afectam a satisfação do turista relativamente a Lisboa como um destino turístico. Para tal, foram recolhidas as percepções dos turistas à chegada e à partida do destino. Foi também estudada a relação entre a satisfação e a lealdade. Este estudo foi suportado por inquéritos realizados a 104 turistas distribuídos por três hotéis de 4 estrelas situados no centro de Lisboa. Os inquéritos foram efectuados durante a última semana de Julho, o mês de Agosto e a primeira quinzena de Setembro de 2010. As percepções da cidade de Lisboa após a viagem foram superiores às expectativas em todos os atributos. Os atributos com maiores diferenças foram a boa vida nocturna, a variedade de monumentos e o preço de transporte acessível. Pretendeu-se realizar uma análise factorial de forma a identificar os factores que mais contribuíam para a satisfação dos turistas. No entanto, constatou-se que os dados obtidos não reuniam boas condições para efectuar esta análise. Foi feita uma regressão linear múltipla com a satisfação com a cidade de Lisboa como variável dependente e os atributos de desempenho relativos a Lisboa como variáveis independentes. Verificou-se que os atributos que explicam a satisfação são a boa segurança, o preço dos transportes acessíveis, a boa vida nocturna e o preço de atracções e actividades acessíveis. Finalmente, foi realizada uma análise de clusters onde foram evidenciados três diferentes tipos homogéneos de turistas que visitam a cidade de Lisboa, e as suas características. , en=The main purpose of this study is to identify the attributes or dimensions that most affect the tourist satisfaction regarding Lisbon as tourism destination. Tourists perceptions were collected on arrival and on departure and it was also studied the correlation between satisfaction and loyalty. This study was supported by 104 questionnaires. The survey was carried out at three 4-star hotels in Lisbon, during the last week of July, August and the first two weeks of September 2010. The perceptions of Lisbon after the trip exceeded the expectations in all attributes. The attributes with larger differences were the ?good nightlife?, the ?diversity of monuments? and the ?accessible price for transportation?. Factor analysis, to identify which factors contributed the most to the tourist?s satisfaction, was explored. However, it was found that the data obtained did not meet the application?s requirements for performing the analysis. Multiple regression analysis was carried out using satisfaction as the dependent variable and the attributes of performance as independent variables. It was verified that the attributes that most explain the satisfaction associated with Lisbon were the high levels of ?good safety and security?, ?good nightlife?, ?accessible price of transportation? and ?accessible price of attractions and activities?. Finally, cluster analysis was applied in order to find out different homogeneous groups of tourists that visited Lisbon. }
{pt=Imagem do destino, satisfação, Lisboa, análise estatística multivariada., en=Image destination, satisfaction, Lisbon, multivariate statistical analysis}

novembro 9, 2010, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Ferreira Monteiro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar