Dissertação
{en=Backhauling Environmental and Economical Sustainability - Jerónimo Martins Case Study} {} EVALUATED
{pt=Desde 1987, o conceito de sustentabilidade tem crescido. Mais do que "(...) desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas necessidades.", envolve proactividade e potencializa cooperações "win-win". As empresas "verdes" têm melhor imagem perante a sociedade. Como consequência, investigadores desenvolvem métodos para desenvolver a sustentabilidade na área da gestão de cadeias de abastecimento e as empresas procuram implementar novas estratégias neste sentido. É nesta perspectiva que as principais iniciativas das empresas mais activas nesta área são analisadas. Considerando estas componentes, é estudada a performance em termos ambientais como uma vantagem competitiva visando uma melhor imagem e uma minimização de custos. Tudo isto no contexto da Jerónimo Martins (JM), uma empresa de distribuição em Portugal. Este estudo incidirá sobre o "backhauling". A oportunidade surge porque os veículos distribuem os produtos e retornam vazios para a origem. Estes quilómetros desperdiçados podem ser minimizados através de uma cooperação retalhista-fornecedor de forma a que os camiões vazios possam transportar produtos e entregá-los directamente no destino. Para melhorar a eco-eficiência no sector dos transportes é analisada a performance dos actuais fornecedores "backhauling" e posteriormente é desenvolvida uma estratégia para identificar potenciais fornecedores "backhauling" no armazém de não perecíveis em stock. A nível de armazém os procedimentos associados ao "backhauling" são analisados e são feitas propostas de melhoria. Finalmente, esta tese é concluida com sugestões de melhoria e novas perspectivas para estudos no futuro. , en=Since 1987, the concept of sustainability has been growing. More than "(...) development that meets the needs of the present without compromising the ability of future generations to meet their own needs.", it takes a proactive position and enhances a win-win situation. "Green" companies have a better image towards the population. As result, the researchers are developing methods to help this improvement in supply chain sustainability and the companies are implementing new strategies. It is on this perspective that the main actions taken by the most active companies are analyzed. Considering these components, it is studied the environmental performance as a competitive advantage looking at a better image and minimization of the costs. All these will be discussed in the national distribution company Jerónimo Martins (JM) context. This case study will be focused on the backhauling activity. The opportunity appears as vehicles distribute goods and come empty to the depots. These empty miles can be reduced trough retailer-suppliers collaboration and the empty trucks can then pick up the goods and deliver them to their depot destination. In order to improve the eco-efficiency in the transportation sector, first it is analyzed the performance of the current backhauling suppliers; secondly a strategy is developed to define the potential backhauling suppliers for the non-perishables warehouse that functions in stock. Afterwards, backhauling is studied according to the warehouse procedures in which are proposed some improvements. This thesis concludes proposing improvements that could be implemented and with suggestions for future studies. }
dezembro 2, 2010, 16:30
Orientação
ORIENTADOR
Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Catedrático