Dissertação

{en=The Impact of Third Party Logistics in Carbon Footprint Reduction Strategies} {} EVALUATED

{pt=A gestão da cadeia logística pode ser encarada como a gestão de um sistema complexo cujo objectivo é garantir um determinado serviço através da gestão eficiente dos fluxos de materiais e de informação que fluem desde os fornecedores aos clientes finais passando pelas unidades de produção, armazenagem e distribuição. Recentemente surgiu a noção de cadeia de abastecimento sustentável a qual pode para além de contribuir para o crescimento das receitas das empresas pode garantir o seu reconhecimento por parte dos principais clientes. Este estudo explora a noção de cadeia de abastecimento sustentável através da análise de duas estratégias distintas para a redução do Carbon Footprint na distribuição logística. Recorrendo a quatro métodos com níveis sucessivos de refinamento de cálculo analisam-se os valores do Carbon Footprint, referente a uma cadeia logística real que envolve a entrega de um produto, proveniente de uma fábrica na Hungria, a diferentes clientes Europeus. Posteriormente estes métodos serão comparados ao nível dos resultados obtidos, custos de tempo e recursos gastos para obter a informação requerida para a análise. Após o cálculo são apresentados dois métodos para a redução emissões de CO2, tanto ao nível de transporte como de empacotamento. Por fim compararam-se os resultados mais relevantes de forma a concluir qual a estratégia mais viável a utilizar numa situação em que a função da logística é executada por terceiros., en=Supply chain management can be viewed as a systems approach to manage the entire flow of information, materials, and services from raw materials suppliers through factories and warehouses to customers. An efficient management of the supply chain is a major challenge, which has captured academia and industry attention over the last twenty years. The need of seriously exploring the concept of energy efficient supply chains is seen as a goal to improve the growth of the revenues of the companies and the main costumer?s recognition. To respond to this challenge companies must invest on the design, planning and operation of their logistics structures while considering the minimization of their energy consumption in terms of environment impact. This research is focused on the definition of energy-efficient resilient supply chains. In this work two strategies for reducing carbon footprint in logistics distribution are examined. The carbon footprint of delivering a product from a factory in Hungary to the customers located all over the Europe is calculated using four successive methods of refinement. These methods are then compared in terms of the level of the obtained results and the costs of time and resources to get the necessary information for the analysis. After this calculation, two methods are presented for a reduction of CO2 emissions, in transportation and packaging. The main results are compared in order to show which is the most decisive in light of the presence of a third party logistics performing the deliveries.}
{pt=Gestão de Cadeias de Abastecimento, Logística, Carbon Footprint, Eficiência Energética, en=Supply Chain Management, Logistics, Carbon Footprint, Energy Efficiency}

novembro 23, 2010, 16:0

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático