Dissertação
{pt=Desenvolvimento de uma Arquitectura de Processos de Transportes Urbanos baseada na Interoperabilidade} {} EVALUATED
{pt=Este relatório de tese tem como objectivo projectar uma Arquitectura de Processos de Transportes Urbanos, que auxilie uma organização que planeie implementar a Interoperabilidade numa dada região. Para isso, foram analisadas as organizações já existentes na área dos serviços de transportes públicos, focando pontos comuns a todas, como por exemplo, a ?Rede de Vendas? ou os ?Serviços Associados? à utilização do smartcard. Embora existam dezenas de organizações que gerem a Interoperabilidade, um pouco por todo o mundo, foram apenas seleccionadas algumas, que se destacaram pela singularidade dos seus processos de actuação. Foram também descritos modelos funcionais (definem funções necessárias à implementação de um sistema de interoperabilidade). Este projecto de dissertação pretendeu desenvolver um modelo técnico que normalize e ajude a construir uma Arquitectura de Processos de Negócio de uma organização que pretenda implementar a Interoperabilidade na região onde opera. Este modelo foi testado/ mapeado com as organizações estudadas. Pode-se admitir que o mapeamento foi conseguido, pois para cada função apontada no modelo, havia sempre um actor para a desempenhar. O modelo desenvolvido, testado e validado nas organizações escolhidas, é suficientemente robusto para poder ser extrapolado a outras instituições, com modelos de funcionamento embora semelhantes, suportando no entanto as suas especificidades próprias dentro da temática da interoperabilidade. , en=This thesis was developed under the dissertation in Industrial Engineering and Management, and it aims to project, an Urban Transport Process Architecture, that enables an organization to plan and implement the interoperability either within a region. For this, the existing entities in the area of public transport services were analyzed. Focusing some common points for example ?Net Sales? or ?Services? based or supported by the use of the smartcard. All over the world there are many organizations that manage interoperability, in this thesis only a few were selected based on their uniqueness action processes. The functional models were also described. These models, which are functional (not technical) can help and even support the entity or consortium of operators, for example, in the decision to implement interoperability in a given region. This dissertation project goal was the development of a technical model than can provide a normalization process when building a Business Process Architecture of an organization that purposes to implement the interoperability in the region, where they operate. This model was applied / mapped, within the studied organizations. It can be assumed that the mapping has been achieved, in view of the fact that for each function indicated in the model, there was always an actor to play. The developed, tested and validated model within the four chosen entities is sufficiently robust to be applied and extrapolated to other institutions that even if they are similar, they can accommodate their own specificities within the interoperability area. }
junho 2, 2010, 16:0
Orientação
CO-ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Pedro Manuel Moreira Vaz Antunes de Sousa
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado