Dissertação

{en=Open Source Software vs. Proprietary Software: An agent based modeling approach} {} EVALUATED

{pt=Os produtos da era tecnológica trouxeram desafios que não se verificam nos mercados mais tradicionais. O mercado do software é um exemplo típico destes novos desafios, onde questões como inter-dependência de produtos e compatibilidade levantam sérios problemas à entrada de novos concorrentes, alguns autores argumentam que estes factores levaram à situação de concentração existente actualmente. No entanto, há também aqueles que defendem que a concentração existente no mercado do software é um subproduto da qualidade dos produtos produzidos e disponibilizados pela empresa dominante. Ao longo dos últimos anos tem-se verificado uma incapacidade das empresas conseguirem disputar o mercado contra a empresa dominante. Mas recentemente tem-se notado, também, o crescimento de outra alternativa, a comunidade open source. A questão a que esta dissertação visa responder é precisamente se esta comunidade será capaz de ultrapassar as barreiras impostas por uma empresa dominante. Para este fim construímos um modelo de agentes que visa ser uma aproximação à realidade actual. A modelação por agentes permitiu-nos descobrir que, nas condições actuais, o open source, apesar de ser o concorrente mais forte, é incapaz de ultrapassar a empresa dominante. Contudo, o modelo também foi claro ao dizer quais as condições necessárias para que o open source seja triunfante; nomeadamente, uma população com um nível de educação informática mais alta e um custo de aprendizagem mais baixo para os sistemas open source poderão garantir a supremacia destes sistemas no mercado dos sistemas operativos. , en=The technological breakthroughs that have been happening in the course of the last decades have proven capable of affecting the market, because as technology advances so does the complexity of products available on the market. The software market has been under tight concentration in recent decades, and this concentration situation in the market could be explained by the need for a standard, or, alternatively, as a byproduct of the dominant product perceived quality. The market is strongly controlled by an incumbent and it is clear that other proprietary companies are unable to dispute the market equally with the incumbent. However, recently a new alternative has risen in the eyes of consumers: the open source community. Due to major differences in these two types of organizations, the main intent of this dissertation is to understand whether open source software is able to dispute and overcome incumbent as a dominant player in the software market. To this end, we have developed an agent based model which replicates the real market. This has allowed us to infer that open source software is the strongest of the contenders, although it is unable, under current market conditions, to remove the incumbent. Notwithstanding, the model shows that if consumers were more knowledgeable in computer science, and the cost of learning an open source software was smaller, the open source community would not only be able to remove the incumbent but it would, indeed, become the dominant player in the operating system market. }
{pt=Open Source, Modelação por agentes, Software, Efeitos de Rede, Qualidade, Conhecimento, en=Open Source, Agent Based Modeling, Software, Network Effects, Quality, Specialized Knowledge}

dezembro 4, 2009, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Francisco Miguel Garcia Gonçalves de Lima

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar