Dissertação

{pt=Factores Críticos de Sucesso no Mercado do Vinho em Portugal e a Sustentabilidade do Sector Vitivinícola} {} EVALUATED

{pt=Estudo exploratório ao Sector do Vinho em Portugal. Tem como missão, a pretensão de ser uma primeira abordagem ao estudo do consumidor de vinho português, para além de constituir uma análise crítica do Sector, com especial ênfase nas pequenas e médias empresas, que constituem o grosso do sector. Pretende também ser uma base para a realização de estudos futuros, em especial estudos de carácter quantitativo. Através da realização de entrevistas profundas a um grupo de consumidores e da análises de mapas cognitivos resultantes dessas mesmas entrevistas, foi possível identificar quatro Factores Críticos de Sucesso do Mercado do Vinho, que deverão ser as áreas prioritárias dos agentes do sector: i) Estimular o acesso a vinho a copo, ii) Aumentar esforços de Marketing, Publicidade e Promoção, iii) Tornar o vinho mais perceptível e presente na vida dos consumidores menos frequentes, iv) Melhorar o Serviço dos Restaurantes. A análise de mapas cognitivos possibilita, de forma sistémica e holística, uma construção da realidade, tal como os consumidores a percebem. A análise estratégica permitiu ainda: 1) propôr uma segmentação baseada numa estratificação do mercado em segmentos de preço cruzada com o conhecimento e interesse que os consumidores possuem; 2) analisar a internacionalização das empresas e dos seus mercados de maior potencial; 3) identificar a inovação, a diversificação e a formação de alianças, como outros factores importantes para o sector. As conclusões deste estudo serão úteis a todos os agentes económicos, incluindo às entidades públicas responsáveis pela regulação, promoção e representação de agentes do sector., en=This study is characterized as an exploratory study of the Portuguese Wine Sector. Its mission is to become a first approach to the study of the Portuguese wine consumer´s market. A market which lacks some depth understanding by most of its agents and especially by the small and medium sized companies that represent an important part of that sector. This study is believed to be an important base for future research, especially quantitative research. Through the development of a series of depth interviews and using cognitive mapping to analyze the data collected from the interviews, it was possible to identify the following four Critical Success Factors, which should become the industry player´s priority areas: i) Development of Wine-by-the-glass, ii) Increase of Advertising, Promotion and Marketing efforts, iii) Making the wine easier to perceive and more present in the less frequent consumers, iv) Improving Restaurant´s Service. The analysis of cognitive maps enables, by means of a systemic and holistic way, the construction of the reality as consumers perceive it. The exploratory approach, using secondary data as well as data from the interviews also allowed a strategic analysis which led to the identification of innovation, diversification and forging alliances as being the foremost important strategies in the industry.}
{pt=Vinho, Consumidores Portugueses, Factores Críticos de Sucesso, Mapas Cognitivos, Segmentação, en=Wine, Portuguese Consumers, Critical Success Factors, Cognitive Maps, Segmentation}

dezembro 11, 2009, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Teresa Romeiras de Lemos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado