Dissertação
{pt=Market Orientation: A importância das Políticas de Recursos Humanos na sua Implementação} {pt=A importância das Políticas de Recursos Humanos na sua Implementação} EVALUATED
{pt=Este trabalho tem como objectivo estudar e avaliar a forma como as empresas estabelecem as suas estratégias, perceber se estas são orientadas para o cliente e quais os aspectos chave para que estas consigam ser implementadas. A metodologia, no sentido de dar resposta aos objectivos da tese, consistiu em aplicar dois questionários a uma amostra de empresas. Ambos foram elaborados com base na pesquisa bibliográfica, no entanto, o questionário que aborda questões de recursos humanos, tem parte do seu fundamento em entrevistas que se endereçaram a uma amostra da fase exploratória do trabalho (pré-teste). Esta pesquisa inicial de natureza qualitativa esclareceu quais as variáveis mais indicadas para a temática pretendida. O segundo questionário consiste numa escala de medição do nível de Market Orientation. Verificou-se que poucas variáveis relacionadas com as políticas de recursos humanos apresentam uma relação significativa com o nível de Market Orientation. Os valores de correlação mais significativos com a variável de Market Orientation foram apresentados pelas variáveis da avaliação de desempenho, da formação como forma de promoção de espírito de equipa e da oportunidade de sugestões. Concluiu-se que estes resultados derivam de duas possíveis explicações: as empresas analisadas não têm as suas políticas de recursos humanos devidamente alinhadas com as suas orientações estratégicas, e/ou as suas políticas de recursos humanos não são as mais eficientes para a implementação do conceito de Market Orientation. , en=This work aims to study and examine how companies set their strategies, to see whether they are market-oriented and what are the key aspects for this implementation. The methodology for achieving the objectives of the study consisted in addressing two questionnaires to a sample of companies. Both questionnaires were developed based on the literature, but the one related with the human resources issue, is partly based on the interviews that were addressed to a pre-test sample of the exploratory phase of this work. This initial research of qualitative nature clarified the variables that were more relevant for the subject. The second questionnaire is a scale that intends to measure the level of Market Orientation. It was observed that few variables that were related with the human resources policies had a significant relationship with the level of Market Orientation. The most significant values of correlation with the variable of Market Orientation represented the variables of evaluating performance, training as a way to promote team spirit and the opportunity to suggest. It was concluded that these results come from two possible explanations: companies don?t have their human resources policies properly aligned with their strategic orientations, and/or their human resources policies are not the most efficient for the implementation of the concept of Market Orientation }
novembro 23, 2009, 9:0
Orientação
ORIENTADOR
Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar