Dissertação

{pt=Optimização de Rotas e da Frota Associada: O Caso da A. A. Silva} {pt=O Caso da A. A. Silva} EVALUATED

{pt=As empresas actuam num ambiente bastante competitivo e os clientes são muito exigentes. Uma boa gestão logística conduz a uma vantagem competitiva e a uma redução dos custos. Neste sentido surge esta dissertação, que pretende estudar como a empresa portuguesa A.A.Silva, pode beneficiar da utilização de um algoritmo que define rotas optimizadas para a distribuição e também optimize a frota associada a esta operação. O caso de estudo real é caracterizado, efectua-se uma revisão da literatura sobre os problemas de planeamento de rotas e métodos de resolução e define-se a metodologia para o desenvolvimento da dissertação. De seguida são apresentados os dados recolhidos sobre o problema e este é definido e formulado matematicamente. Para simplificar o problema, o estudo incide apenas sobre o distrito de Lisboa, que é o mais problemático, e sobre o mês de Janeiro de 2008, no qual se verificou maior procura durante o ano de 2008, por sua vez os clientes são agregados nas respectivas freguesias. O problema foi dividido em sub-problemas, através do modelo p-mediana, sendo depois aplicado o modelo desenvolvido a cada um. São analisados dois cenários, nos quais se varia o tempo para visitar cada freguesia. Os resultados sugerem que a aplicação do modelo baseado num problema de planeamento de rotas com entregas e recolhas, com frota heterogénea, permite definir as rotas óptimas, o que resulta numa diminuição do número de veículos,, da distância total a percorrer e do tempo necessário, nos dois cenários. Tudo isto origina uma diminuição dos custos logísticos. , en=Logistics plays a key role in our society. Motivated by the need to sustain their market position and with the increasing pressure by clients to have the goods in the right place and at the rigth moment, an excellent logistics management is needed to achieve a competitive advantage. In the present dissertation, it is evaluated a portuguese battery manufacturer, named A. A. Silva, holder of the Autosil brand. The main goal of this work is to understand how the organization can benefit from the use of a decision making tool that optimizes the route planning process and the use of the associated transportation resources. The characteristics of vehicle routing problem, its variants and solution techniques are reviewed. Then, the working data that has been collected is presented and it is included the mathematical formulation of the model that will be implemented. To simplify the problem, the case-study analysis is focused on one specific delivery region, the Lisbon district, and in a particular month, which is January of 2008. The problem is divided into small sub-problems, using the mathematical model p-median for that purpose and then the mathematical model developed is applied to each sub-problem. The results suggest that the aplicattion of the mathematical model based on a vehicle routing problem with pick ups and deliveries (VRPPD) and a heterogeneous fleet leads to the reduction of the routes length, to a shorter fleet and less time to perform the distribution plan obtained. }
{pt=Logística, Planeamento de rotas de veículos, Entrega e Recolha, Optimização da frota, en=Logistics, Vehicle routing problem, Pick ups and deliveries, Fleet optimization}

novembro 5, 2009, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático