Dissertação

{pt=Projecto de criação do Instituto Superior Técnico - Universidade Virtual no Second Life} {} EVALUATED

{pt=Com esta tese pretendeu-se criar um simulador que permitisse analisar e perceber o comportamento de uma Universidade Virtual independentemente da sua implementação. Nesse sentido contextualizou-se o conceito de e-Learning e Universidade Virtual para criar as bases da estrutura a desenvolver assim como verificar as diferentes formas de aproveitar o Second Life ao nível do ensino. Foi analisada a atractividade do mercado assim como o estado em que este se encontra. Utilizaram-se técnicas de projecto de engenharia (diagramas UML) para esquematizar a forma como os intervenientes interagiriam com o sistema, e a forma como a informação circularia dentro deste. Concebeu-se igualmente um diagrama em Vensim com o intuito de transmitir as ideias de interligações existentes no simulador. Modelo que foi a base para a elaboração do mesmo. No final conceberam-se cenários alternativos para observar e analisar o funcionamento do simulador assim como uma análise de sensibilidade para testar o comportamento do simulador e a sua fiabilidade. , en=The purpose of this work is to create a simulator that allows for the analysis and understanding of the behavior of a Virtual University campus, independently of actual implementation constraints. In order to do so, the concept of e-Learning and Virtual University is first contextualized, enabling a better grasp of the different ways of utilizing the chosen platform ? Second Life ? as a teaching tool. The market attractivity and current state are also briefly evaluated. The analysis is conducted with the aid of engineering project tools such as UML diagrams, which help to visualize the interactions between users and the encompassing system, as well as the information flows within this. Furthermore, a Vensim diagram was also developed, aiming at the transmission of the relevant connections present in the simulator. This was used in the final computation deployment of said simulator. Two different working scenarios for the implementation of the Virtual University campus were conceived, both for the validation of the computational simulator as a tool, and the study of implementation constraints of this ¬e-Learning initiative. The latter goal was complemented by a suitable sensitivity analysis. }
{pt=e-Learning, Second Life, Universidade Virtual, ensino, formação, simulador., en=e-Learning, Second Life, Virtual University, education, training, simulator.}

novembro 25, 2009, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Pedro Bettencourt de Melo Mendes

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar