Dissertação

{pt=Relacionamento entre Franchisador e Franchisado: Caso de Estudo: “Casas do Benfica”} {pt=Caso de Estudo: “Casas do Benfica”} EVALUATED

{pt=O interesse do franchisador em manter-se informado sobre os níveis de qualidade e eficiência e controlar as actividades das unidades colide com as intenções do franchisado em adquirir a sua autonomia e independência, sendo nesta fronteira definido o sucesso ou o insucesso de um franchising (Stanworth, 2001). Este estudo teve como principal objectivo o levantamento das variáveis que caracterizam o relacionamento franchisador - franchisado através do modelo de Cohen e Silva (2000), aplicando-o ao caso de estudo: ?Projecto de Uniformização das Casas do Benfica (CB)?. Com este estudo pretendeu-se responder às seguintes questões: 1) A evolução do Projecto estará condicionada pelas variáveis que definem o modelo de relacionamento; 2) Existem grupos estratégicos dentro das CB? No presente estudo a metodologia utilizada tendo em vista a obtenção de dados consistiu em dois métodos, i.e., entrevistas exploratórias em profundidade e questionário. Os dados recolhidos nas entrevistas, juntamente com as conclusões da revisão bibliográfica, levaram à elaboração de um questionário posteriormente administrado a uma amostra de conveniência. Com base nas análises efectuadas conclui-se que a evolução do Projecto está condicionada pelas variáveis definidas pelo modelo de relacionamento, dado que as mesmas têm efeito directo na opinião dos Presidentes sobre o Projecto. De acordo com a análise de Clusters, da qual resultaram dois grupos estratégicos, podemos afirmar que o Clube não deverá delinear uma estratégia homogénea, mas sim, pelo menos dois tipos de estratégias distintas para que o objectivo do Projecto de Uniformização das CB seja cumprido. , en=The interest of the franchisor in being informed about the levels of quality and efficiency and in controlling the activities of the units goes against the intentions of the franchisee to acquire his autonomy and independence. This border defines the success or failure of a franchising network (Stanworth, 2001). The aim of this study is to define the variables that characterize the franchisor-franchisee relationship through the model of Cohen and Silva (2000), applied it to the case study: ?Standardization Project of Casas of Benfica (CB)?. It was intended to answer the following questions: 1) Will the evolution of the Project to standardize the CB be conditioned by the variables that define the relationship?; 2) Are there strategic groups within the CB? The methodology consisted of two research methods, i.e., in-depth exploratory interviews and a survey questionnaire. The data collected during the interviews, together with the conclusions of the literature review, led to the development of a questionnaire that was applied to a larger convenience sample. The data analysis concluded that the development of the Project is constrained by the variables defined in the model of relationship proposed, as these variables have direct effect on the opinion of the Presidents of C.B.?s about the Project. According to the cluster analysis carried out, there are two strategic groups within the sample. As such, S.L.B. should define not an uniform strategy, but at least two distinct of strategies to accomplish the goal of Standardization of CB. }
{pt=Franchising, Relacionamento franchisador-franchisado, Sport Lisboa Benfica, Casas do Benfica, en=Franchising, Relationship franchisor-franchisee, Sport Lisboa e Benfica, Casas do Benfica}

novembro 18, 2009, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar