Dissertação
{pt=Implementação de modelos de Previsão da Procura em combustíveis petrolíferos: O caso da Companhia Logística de Combustíveis, S.A. } {pt=O caso da Companhia Logística de Combustíveis, S.A. } EVALUATED
{pt=A gestão da cadeia de abastecimento do petróleo tem nos nossos dias um elevado impacto na economia mundial. As indústrias, serviços e indivíduos dependentes do petróleo vivem sob pressão com as inconstantes flutuações do preço do petróleo. Consequentemente, com a diminuição do consumo dos produtos petrolíferos, as indústrias petrolíferas, clientes e fornecedores tentam por isso desenvolver ferramentas de previsão da procura futura, de forma a diminuir o risco e prejuízo adjacente às variabilidades existentes. Nesta dissertação abordam-se os vários métodos que actualmente as empresas aplicam na área de previsão da procura, assim como se realiza um caso de estudo com base no desenvolvimento e implementação de modelos de previsão adaptados à procura dos sete produtos (Gasóleo, Gasolina 95, Gasolina 98, Butano, Propano, Jet-A1 e Gasóleo Agrícola) distribuídos pela CLC ? Companhia Logística de Combustíveis, S.A. O caso de estudo resolvido nesta dissertação possibilitará à CLC estimar o consumo dos seus clientes de forma a efectuar mais eficientemente e eficazmente o planeamento dos produtos petrolíferos que comercializa. , en=The management of the oil supply chain has in our days raised impact in the world-wide economy.Industries, services and dependant individuals of the oil live under pressure with the capricious fluctuations of the oil prices. Consequently, with the decrease of the petroleum products consumption, the petroleum industries, customers and suppliers try therefore to develop tools to forecast the future demand, in order to reduce the risk and adjacent damage to the existing variability. In this thesis they are approached some methods that companies currently apply in demand forecasting. Additionally, it is developeda case study analysis based on the implementation and development of forecasting models adapted to the demand of the seven products that CLC - CompanhiaLogística de Combustíveis, S.A. ? distributes. The analysis addressed in this work will make possible to CLC to estimate the consumption of their customers in order to accomplish more effectively and efficiently the petroleum products planning the companysells. }
novembro 25, 2009, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar