Dissertação

{pt=Análise Estratégica da MTC - O mais recente caso da estratégia de internacionalização do Grupo PT } {} EVALUATED

{pt=O mercado das telecomunicações móveis da Namíbia foi um monopólio até recentemente. Actualmente existem já várias empresas a operar, uma das quais - MTC - foi adquirida pela Portugal Telecom (PT). Para manter, pelo menos, a 82% da actual quota de mercado, a MTC deve compreender todos os factores que podem ter influência no mercado e determinar a sua estratégia para o futuro. Globalmente, o mercado das telecomunicações da Namíbia foi considerado atraente. A MTC tem sido líder de mercado em ambos os segmentos identificados (Preço e Imagem), com base na qualidade do serviço, na cobertura de rede e no reconhecimento da marca. As orientações definidas para o futuro passam por estabelecer ligações directas e protocolos de roaming com os operadores estrangeiros, pela ampliação da cobertura de rede e desenvolvimento de backbone próprio, pelo aproveitamento de novas tecnologias para manter vantagens competitivas e pela luta contra o churn e conquista de novos clientes para este mercado de crescimento rápido. (Português) , en=Namibia?s mobile telecommunications market has been a monopoly until recently. Nowadays there are several companies, one of which ? MTC ? was acquired by Portuguese Telecommunications (PT). To maintain at least the 82% of today?s market share, MTC must understand all factors that can have influence the market and determine its strategy and tactics for the future. A strategic analysis was conducted on MTC including the evaluation of its acquisition by a larger group (PT). Overall the Namibian telecommunications market was considered to be attractive. MTC has been the market leader in both identified segments (Price and Image) based on the quality of service, network coverage and brand awareness. For the future the guidelines drawn were: to connect directly with foreign operators and establish roaming protocols with them, the construction of base network and backbone, take advantage of new technologies to keep competitive advantages and to fight churn and conquer new clients to this fast growing market. (Inglês) }
{pt=Análise Estratégica, Mercado Telecomunicações Africano, MTC, PT, Forças de Porter, Factores Críticos de Sucesso, Benchmarking, SWOT. (Português), en=Strategic analysis, African telecommunications market, MTC, PT, Porter analysis, Critical Success Factors, Benchmarking, SWOT. (Inglês)}

dezembro 19, 2007, 0:0

Orientação

ORIENTADOR

Maria Teresa Romeiras de Lemos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar