Dissertação
{pt=Planeamento de Rotas de Veículos com Entregas: Aplicação a um caso de estudo real} {pt=Aplicação a um caso de estudo real} EVALUATED
{pt=Neste trabalho é apresentada uma aplicação de um problema de estabelecimento de rotas de veículos com entregas fraccionadas a um caso real de uma empresa de distribuição. A frota de veículos da empresa é heterogénea e as lojas possuem janelas temporais de entregas. Após ser feita a recolha dos dados necessários, foi definido um modelo matemático designado na literatura por Heterogeneuos Fleet Vehicle Routing Problem With Time Windows and Split Deliveries(HFVRPTWSD). Além deste modelo, foi analisada a aplicação de um outro em que a divisão de mercadoria só é permitida às lojas que fizerem um pedido superior à capacidade máxima do veículo que a abastece. Às restantes lojas só será permitida uma única visita. Esta vertente de estudo foi designada de VRPSD simples. Como factores de comparação, analisou-se o número total de quilómetros percorridos, o número de veículos necessário e o tempo de operação. Para resolução do modelo é usado o algoritmo exacto Branch and Bound. Para simplificar o problema, este foi dividido em problemas mais pequenos tendo sido utilizado o modelo matemático pmediana. Após a análise de resultados provou-se que com um planeamento com entregas fraccionadas é necessário percorrer menos quilómetros e utilizar menos veículos para realizar a operação. Contudo, o sucesso da sua aplicação está de certa forma dependente do tempo fixo gasto na operação de descarga. O aumento do tempo despendido nas descargas devido ao aumento do número de visitas aos clientes pode provocar um aumento do tempo total de operação., en=In this work, it is evaluated a vehicle routing problem model with split deliveries applied to a real case of a distribution company. The truck fleet is heterogeneous and deliveries to the outlet shops are to be made on a predefined time window. The basic working data has been collected and defined the model to be implemented: heterogeneous fleet vehicle routing problem with time windows and split deliveries(HFVRPTWSD). Besides this model, another one has been analyzed, where goods splitting is only allowed if outlet shop demand is above the maximum capacity of truck serving this outlet shop. For the other outlet shops only one visit is allowed. That option will be designated as simple VRPSD. For comparison purposes, total mileage, number of vehicles and operating time were analyzed. After evaluation of the results, we see that split deliveries lead to less mileage and a shorter fleet to perform the distribution. However, the success of this option will be largely influenced by the fixed time for unloading operations. More visits lead to an increase of this fixed time with impact on the total time of the operation.}
dezembro 14, 2007, 9:0
Orientação
ORIENTADOR
Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado