Dissertação

{pt_PT=Melhoria da Eficiência Operacional em Lojas de uma Cadeia de Retalho Alimentar} {} EVALUATED

{pt=No cenário em constante evolução do setor do retalho, as empresas enfrentam desafios significativos para satisfazer as necessidades dos clientes, responder às exigências da concorrência e manter a eficiência operacional necessária para evitar aumentos de preços. Este contexto destacou a necessidade de uma análise profunda da situação atual, a fim de desenvolver soluções inovadoras. O objetivo desta dissertação foi criar um modelo que permitisse aumentar a eficiência operacional, principalmente otimizando a gestão de recursos, e melhorar a experiência do cliente. Através de metodologias Lean, adotou-se uma abordagem que envolveu uma análise detalhada das operações existentes e identificação dos principais problemas. As tarefas foram melhoradas e uniformizadas, implementaram-se padrões para atendimento ao cliente e um plano de previsão de vendas, desenvolveu-se o tema da “unidade de trabalho” para possibilitar um dimensionamento ajustado e real de recursos, complementada pelo gestor de carga e capacidade para a sua operacionalização. Os resultados afiguram-se como promissores, com uma redução significativa nos recursos necessários, em que se estima benefícios de 7.371.100€ para 100 lojas da Companhia Alfa. Além disso, são desenvolvidas melhorias para a qualidade do atendimento ao cliente, incluindo uma diminuição do tempo de espera em secções específicas, e, aumentando a satisfação do cliente. A dissertação conclui que a otimização de processos e a gestão eficaz dos recursos são essenciais para a competitividade da Companhia Alfa num mercado em constante mudança. Recomenda-se a implementação do modelo em todas as suas lojas, com foco na sustentabilidade e na promoção de uma cultura de melhoria contínua. , en=In the dynamic environment of the retail sector, companies face substantial challenges in meeting customer demands, responding to competitive pressures, and maintaining the operational efficiency required to avoid price rises. This environment has underscored the necessity for a broad analysis of the current situation to build innovative solutions. The objective of this thesis is to create a model that enhances operational efficiency, primarily by optimizing resource management and enhancing the customer experience. Applying Lean methodologies is an approach that involves a detailed analysis of existing operations and the identification of principal problems. Tasks were improved and standardized, and standards for customer service and a sales forecast plan were implemented. The concept of work unit was developed to allow for precise and realistic resource scaling, complemented by a capacity and workload management tool for operational procedures. The results are promising, with a significant reduction in required resources, estimating benefits of €7.371.100 for 100 stores of Company Alpha. Furthermore, improvements in customer service quality were developed, including reducing waiting times in specific sections and, consequently, enhancing customer satisfaction. This thesis concludes that process optimization and efficient resource management are essential for Company Alpha's competitiveness in a changing market. It is recommended to implement the model across all its stores, with a focus on sustainability and fostering a culture of continuous improvement. }
{pt=Eficiência operacional, Gestão de Recursos, Lean, Melhoria Contínua, Retalho, en=Operational Efficiency, Resource Management, Lean, Continuous Improvement, Retail}

novembro 28, 2023, 0:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Ambiente (DECivil)

Professor Auxiliar