Dissertação

{pt_PT=How can innovative Portuguese businesses better position themselves in the global market?} {} EVALUATED

{pt=O papel central das exportações na promoção do crescimento económico em Portugal tem sido alvo de discussões persistentes ao longo dos anos. Este estudo explora o aumento das exportações através das vias da inovação e do conhecimento dos trabalhadores. Apesar de estas variáveis terem sido analisadas em estudos individuais, não existe, ainda, uma análise do seu efeito conjunto como motores do aumento das atividades de exportação em Portugal. Neste contexto, esta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre o capital humano e a inova- ção, abordando-a sob três perspetivas distintas: (1) através de uma variável binária que engloba todas as formas de inovação; (2) de acordo com o tipo de inovação (produto ou organizacional) e, finalmente, (3) avaliando o esforço em investigação e desenvolvimento (I&D) como catalisador da inovação. Para a realização deste estudo, recorremos a três conjuntos de dados fundamentais: o Inquérito Comuni- tário à Inovação (CIS), o Sistema de Contas Integradas das Empresas (SCIE) e os Quadros de Pessoal, com base em dados do ano de 2020. Através desta abordagem, foi possível verificar que quando a inovação organizacional é combinada com outros tipos de inovação, esta torna-se não significativa, o que leva a que o seu impacto na inovação de produto para aumentar as exportações não aparente ser relevante. Para além disso, observamos que o aumento do número de trabalhadores com um elevado nível de educação está positivamente correlacio- nado com um aumento das exportações, com coeficientes significativos e substanciais. , en=Persistent discussions regarding the pivotal role of exports in fostering economic growth in Portugal have persisted over the years. This study explores the enhancement of exports through the avenues of innovation and workers' knowledge. Although these variables have been analyzed in individual studies, there has not yet been an analysis of their joint effect as drivers of increased export activities in Portugal. In this context, this dissertation aims to investigate the relationship between human capital and innovation, approaching it from three different perspectives: (1) through a binary variable that encompasses all forms of innovation; (2) according to the type of innovation (product or organizational) and, finally, (3) by assessing the effort in research and development (R&D) as a catalyst for innovation. In order to carry out this study, we used three fundamental data sets: the Community Innovation Survey (CIS), the Integrated Business Accounts System (SCIE) and the Personnel Charts, based on data from the year 2020. Through this approach, we were able to identify that when organizational innovation is combined with other types of innovation, it becomes non-significant, which means that its impact on product innovation to in- crease exports appears not to be relevant. Furthermore, we observed that an increase in the number of highly educated workers is positively correlated with an increase in exports, with significant and substantial coefficients. }
{pt=Exportações, Inovação, Capital Humano, Inovação de produto, Inovação Organizacional., en=Exports, Innovation, Human Capital, Product Innovation, Organizational Innovation.}

novembro 24, 2023, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Fragoso de Castro Silva

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar