Dissertação

{en_GB=User Acceptance Testing Process for a Digital Public Service} {} EVALUATED

{pt=Testes de aceitação do utilizador são cruciais no desenvolvimento de software que envolve a avaliação do mesmo na perspetiva dos utilizadores finais para garantir que satisfaz as suas necessidades e expectativa. Como tal, esse processo tem de ser preciso e consistente para uma correta implementação do software. Foi desenvolvido um processo de testes de aceitação do utilizador para serviços públicos digitais em colaboração com uma agência pública portuguesa de promoção da inovação e transferência de tecnologia, focado em eficiência e eficácia, e identificados obstáculos na implementação de software devido a processos inadequados de testes de aceitação do utilizador. Assim, esta investigação visa desenvolver um processo à medida que se adeque às suas características e melhore a taxa de sucesso da implementação de software, contendo princípios Agile e reforçando a Framework Scrum. Partindo de uma revisão da literatura sobre o tema, o processo desenvolvido foi testado em casos práticos, envolvendo duas aplicações de software desenvolvidas pela Agência Nacional de Inovação. O feedback dos utilizadores foi efetivamente incorporado no processo de testes através de inquéritos e entrevistas. Os resultados mostraram melhorias significativas na eficiência e eficácia em comparação com os processos de teste anteriormente utilizados pela agência, com problemas encontrados em mais de 20% das histórias de utilizador testadas que já foram submetidas a testes de aceitação do utilizador. Esta investigação contribui para o atual corpo de conhecimentos sobre testes de aceitação de utilizador, oferecendo uma perspetiva diferente, bem como ideias úteis para organizações e empresas que fornecem software com propósito semelhante., en=User Acceptance Testing is a crucial phase in software development that involves evaluating software from the end-users' perspective to ensure that it satisfies their needs and expectations. Therefore, it is a process that needs to be performed accurately and consistently for correct software implementation. A comprehensive user acceptance testing process for digital public services enhancing efficiency and effectiveness is developed in collaboration with a Portuguese digital public service agency responsible for promoting innovation and technology transfer - Agência Nacional de Inovação. Challenges were identified in implementing digital public services software due to inadequate user acceptance testing processes. Hence, this research aims to develop a tailored process that would suit their characteristics and improve the success rate of software implementation, with Agile principles and enhancing the Scrum Framework. Supported by a literature review on the topic, the tailored process was tested through real-world cases, involving two software applications developed by Agência Nacional de Inovação. User feedback through surveys and interviews was effectively incorporated into the testing process. The results showed significant improvements in efficiency and effectiveness compared to previous testing processes used by the Agency, with issues found in more than 20% of the tested user stories that have already undergone user acceptance testing. This research contributes to the current body of knowledge on user acceptability testing by offering a novel perspective, as well as helpful insights and advice for organizations and businesses who supply software with similar purpose.}
{pt=testes de aceitação do utilizador, desenvolvimento de software, serviço público digital, processo, agile, scrum, en=user acceptance testing, software development, digital public service, process, agile, scrum}

junho 26, 2023, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático