Dissertação
{pt_PT=Impacto das Flutuações dos Preços dos Combustíveis no Desempenho das Empresas Portuguesas de Transportes} {} EVALUATED
{pt=O setor dos transportes é crucial para o crescimento económico e frequentemente ligada ao comércio internacional, servindo como um instrumento estratégico e tático para o avanço das nações, sendo que, há naturalmente despesas relacionadas com este transporte, onde os custos de combustível desempenham um papel importante. A fim de poder realizar as análises necessárias, esta dissertação visa realizar um enquadramento teórico abrangente sobre os conceitos e indicadores-chave relacionados com o desempenho económico-financeiro das empresas portuguesas do sector dos transportes e sobre a formação dos preços dos combustíveis. Foi reunida uma amostra de 100 empresas e posteriormente dividida em três categorias: terrestre (CAE 49), marítima (CAE 50), e aérea (CAE 51). Um conjunto de dados financeiros e não financeiros da base de dados SABI, para os anos de 2016 a 2020, foi utilizado para os objetivos do estudo. Para tal, recorreu-se ao método dos rácios para analisar a estrutura económico-financeira das empresas e ao coeficiente da Pearson para observar o impacto dos preços dos combustíveis nessa estrutura. Como resultado destas análises, ficou evidenciada a estrutura económico-financeira bastante diferenciada por tipos de transporte, sendo que a generalidade das empresas apresenta uma estrutura económico-financeira razoavelmente sustentada e saudável. Relativamente à análise do impacto dos preços dos combustíveis, verificou-se que a estrutura económico-financeira das empresas de transporte portuguesas é impactada pelas variações dos preços, sendo as empresas de transportes aéreos mais e marítimas e terrestres menos impactadas. , en=The transport´s sector is crucial for economic growth and often linked to international trade, serving as a strategic and tactical tool for the advancement of nations, and of course there are expenses related to this transportation, where fuel costs play an important role. To be able to perform the necessary analyses, this dissertation aims to conduct a comprehensive theoretical framework on the concepts and key indicators related to the Portuguese companies’ economic-financial performance in the transport sector and with it on fuel price formation. A sample of 100 firms was gathered and afterwards divided into three categories: land (NACE 49), maritime (NACE 50), and air (NACE 51). A set of financial and non-financial data from the SABI database, for the years 2016 to 2020, was used for the purposes of the study. To this end, the ratio´s method was used to analyse the economic-financial structure of the companies and the Pearson coefficient to analyse whether there is an impact of fuel prices on this structure. As a result of these analyses, the economic-financial structure was highlighted as quite differentiated by type of transport, so that the generality of companies presents a reasonably sustained and healthy economic and financial structure. Regarding the analysis of the impact of fuel prices, it was found that the economic and financial structure of Portuguese transport companies is impacted by price variations, with air transport companies being impacted the most and, in other hand, being maritime and land companies the least. }
julho 4, 2023, 15:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
ISCAL - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar Convidado