Dissertação
{en_GB=Strategic Deployment of Green Hydrogen Refueling Stations: The Case of the Portuguese Highways} {} EVALUATED
{pt=Numa era caracterizada por crescentes preocupações com as alterações climáticas e pelo esgotamento dos recursos de combustíveis fósseis, a procura de alternativas energéticas sustentáveis tornou-se imperativa. Entre estas alternativas, o hidrogénio verde surgiu como uma solução promissora para responder à necessidade urgente de fontes de energia limpas. As propriedades únicas do hidrogénio, como a elevada densidade energética, emitir zero emissões quando utilizado em células de combustível e a sua versatilidade, tornam-no num candidato atraente para uma vasta gama de aplicações, particularmente no sector dos transportes. Esta tese centra-se no desenvolvimento e aplicação de um modelo de implantação de uma rede de postos de abastecimento de hidrogénio ao longo das principais autoestradas portuguesas, considerando projetos de produção de hidrogénio verde em curso. O modelo considera vários fatores, incluindo padrões de tráfego, distribuição geográfica, custos de infraestruturas e potencial procura de veículos movidos a hidrogénio. Ao integrar estes elementos num quadro coeso, este estudo visa fornecer um modelo base para a implementação de uma infraestrutura de reabastecimento de hidrogénio eficiente e sustentável. Os resultados desta tese revelam uma tendência na convergência dos custos da rede de hidrogénio com os custos de produção de hidrogénio à medida que são alcançadas economias de escala. Este resultado sublinha a potencial viabilidade do hidrogénio como principal combustível de transporte para veículos pesados em Portugal. Esta investigação contribui com informações valiosas e orientações práticas para decisores políticos, partes interessadas e intervenientes da indústria no avanço da integração do hidrogénio verde no panorama energético do país., en=In an era characterized by increasing concerns over climate change and the depletion of finite fossil fuel resources, the pursuit of sustainable energy alternatives has become imperative. Among these alternatives, green hydrogen has emerged as a promising solution to address the pressing need for clean energy sources. Hydrogen's unique properties, such as high energy density, zero emissions when used in fuel cells, and versatility, make it a compelling candidate for a wide range of applications, particularly in the transportation sector. This thesis focuses on the development and application of a model for deploying a hydrogen refueling station network along the primary Portuguese highways, considering ongoing green hydrogen production initiatives. The model considers various factors, including traffic patterns, geographic distribution, infrastructure costs, and potential demand for hydrogen-powered vehicles. By integrating these elements into a cohesive framework, this study aims to provide a blueprint for the implementation of an efficient and sustainable hydrogen refueling infrastructure. Findings of this thesis reveal a trend in the convergence of hydrogen network costs with hydrogen production costs as economies of scale are reached. This outcome underscores the potential viability of hydrogen as a mainstream transportation fuel for heavy-duty vehicles in Portugal. This research contributes with valuable insights and practical guidance for policymakers, stakeholders, and industry players in advancing the integration of green hydrogen into the country's energy landscape.}
novembro 20, 2023, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
Cátia Rafaela Ferreira Medeiros da Silva Coelho
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar Convidado