Dissertação

{en_GB=Improvement of the Operational Planning of a Social Organisation ComDignitatis Case Study} {} EVALUATED

{pt=Portugal tem assistido a um crescente aumento de crianças e jovens em risco. Para lutar contra esta situação, associações como a ComDignitatis - cuja missão se centra na ajuda à construção de um futuro melhor para estas crianças - ganham um papel fundamental na nossa sociedade. Com este objetivo, têm de lidar com desafios logísticos que dificultam o serviço de apoio a prestar, mais concretamente, no planeamento das visitas ao domicílio que, atualmente, é feito de forma manual. Um modelo de afetação e agendamento foi desenvolvido de forma a maximizar o número de visitas realizadas, num mês, determinando quais as famílias que seriam visitadas, por quem e quando. No modelo proposto, uma equipa de duas técnicas viaja de carro até a um conjunto de locais, que representam as casas das famílias, respeitando algumas restrições. Nomeadamente, no máximo duas famílias podem ser visitadas durante a manhã ou a tarde, e a distância entre elas deve ser menor ou igual a 20 km. O modelo foi implementado com dados reais, fornecidos pela ComDignitatis, referentes a Janeiro, Fevereiro e Março de 2022. Em contraste com a realidade atual, onde 32% do total de visitas foram feitas em Janeiro, 25% em Fevereiro e 40% em Março, os resultados deste modelo sugerem que é viável aumentar o número de visitas, satisfazendo 96% do total em Janeiro, 94% em Fevereiro e 100% em Março, utilizando apenas um carro, ou seja, com esta solução será possível triplicar o número de visitas em comparação com a situação atual., en=Portugal has seen a growing increase in children and young people at risk. To fight against this situation, organisations like ComDignitatis - whose mission focuses on helping to build a better future for these children - gain a fundamental role in our society. To this end, they have to deal with some logistical challenges that hinder the support service from being provided, specifically in planning home visits, which is currently done manually. An assignment and scheduling model was developed in order to maximise the number of visits carried out in a month, determining which families would be visited, by whom, and when. In the proposed model, a team of two technicians travels by car to a set of locations representing the families' homes, respecting some constraints. Namely, at most two families can be visited during the morning or afternoon, and the distance between them should be less or equal to 20 km. The model was implemented with real data, provided by ComDignitatis, referring to January, February, and March 2022. In contrast with the current reality, where 32% of the total visits were made in January, 25% in February and 40% in March, the results of this model suggest that it is feasible to increase the number of visits, satisfying 96% of the total visits in January, 94% in February and 100% in March, using only one car, i.e., with this solution it will be possible to triple the number of visits compared to the current situation.}
{pt=Visitas ao domicílio, Cuidados sociais em casa, Técnicas afetas a famílias, Problemas de afetação e agendamento, Otimização, en=Home visits, Home social care, Technicians assigned to families, Problems of assignment and scheduling, Optimisation}

dezembro 2, 2022, 13:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado