Dissertação

{pt_PT=Innovation in services: how different from innovation in manufacturing?} {} EVALUATED

{pt=O sector dos serviços tem ganho importância ao longo dos anos visto que as economias são cada vez mais sustentadas neste sector. Esta dissertação pretende comparar a inovação no sector dos serviços com a da indústria partindo dos dados do CIS-2016 para Portugal. A diferenciação entre inovação nos dois sectores foi estudada pesquisando vários tópicos que se mostraram de interesse e foram discutidos na revisão de literatura, servindo de base para criar as hipóteses, como a dimensão da empresa, as habilitações dos trabalhadores, as atividades de cooperação e o investimento em I&D. Estes tópicos foram tratados através da construção de um modelo comum para ambos os sectores bem como modelos em separado para serviços e indústria usando regressões logit, que foram usadas para fazer a comparação entre sectores o seu comportamento relativamente à inovação. Os resultados enfatizam algumas diferenças entre sectores como o volume de vendas ser significativamente mais importante para inovação na indústria e fazer parte de um grupo ser significativo apenas para os serviços, as qualificações dos colaboradores terem uma maior influência positiva nos serviços, mas ter um curso superior, participar em atividades de cooperação e despesa em I&D ter um papel mais importante nas industriais. Os dois sectores apresentam também semelhanças sendo que apenas o volume de vendas e ser parte de um grupo influenciam inovação em apenas um sector, as outras diferenças influenciam ambos os sectores apenas com diferentes in-tensidades corroborando a pertinência da perspetiva integrativa para perceber as diferenças entre o comportamento destes dois sectores. , en=Services sector has been gaining importance over the years since economies are increasingly service based. This research work aims to make a comparison between innovation in the service and manufacturing sector, drawing data from CIS-2016 for Portugal. The differentiation between sectors innovation was studied by researching various subjects which arouse interest and were discussed in the literature review being the basis to create the research hypotheses, such as the size of the company, the skill of the employees, the engagement in cooperation activities and the R&D investment. These subjects were dealt by creating a common model for the two sectors and then separate models for each sector (services and manufacturing) which were built using a logit regression and were used to make a comparison between sectors be-havior towards innovation. The results highlight differences between both sectors such as revenue being quite more important for manufacturing innovation and being part of a group significant only for services, the skills of the employees having a higher positive influence for services but having a college degree, engaging in cooperation and the expenditure in R&D playing a more important role in manufacturing. The two sectors also present similarities since only the revenue and being part of a group impact innovation on only one sector, the other differences impact both sectors only with different intensities corroborating the suitability of the integrative approach for understanding how differently the two sectors behave. }
{pt=Inovação nos Serviços, Inovação na Indústria, Determinantes da inovação, Perspectiva Integradora, CIS, en=Services Innovation, Manufacturing innovation, Innovation determinants, Integrative approach, CIS}

setembro 23, 2021, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Simões Torres Preto

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado