Dissertação

{pt_PT=Dimensionamento da Frota de Veículos para a Distribuição de Produtos a Clientes O caso das lojas Recheio} {} EVALUATED

{pt=Atualmente, as empresas envolvidas em gestão de cadeias de abastecimento estão sobre uma pressão crescente em aumentar o nível de serviço prestado aos seus clientes, enquanto minimizam os custos. A qualidade do serviço de distribuição pode ser chave na maximização deste nível de serviço, onde o dimensionamento da frota a operar este serviço pode ser considerando um elemento crucial para garantir não só uma performance adequada do serviço, mas também para minimizar os custos que lhe estão associados – considerando que os custos inerentes ao transporte têm um impacto significativo quando se fala em distribuição. A Recheio oferece aos seus clientes um serviço de distribuição de encomendas, operado pelas várias lojas espalhadas pelo país. A Direção de Operações da Recheio pretende estudar uma nova abordagem para o dimensionamento da sua frota. Assim, esta dissertação de Mestrado tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo de dimensionamento para a frota a operar no serviço de distribuição de encomendas a clientes oferecido pelas lojas, que permita a minimização dos custos, com manutenção do nível de serviço acordado com os clientes. Foi então desenvolvido um modelo matemático baseado num Multi-Compartment Vehicle Routing Problem (MCVRP), que se implementou no sistema de modelação para programação e otimização matemática GAMS. Por fim, avaliaram-se dois cenários alternativos, em que se fez variar o volume de vendas, e se observou que o modelo pode ser implementado a várias realidades, com obtenção de resultados plausíveis. , en=Currently companies involved in supply chain management face a growing pressure to increase the service level provided to their customers while keeping costs at a minimum. The quality of the distribution service can be the key to increase this service level, where the dimension of the fleet operating this service is a crucial element to ensure not only a good performance of the service but also to minimize the costs associated – as transportation costs are the major costs associated with distribution. Recheio offers their clients an order distribution service, handled by each of its stores spread across the country. The Operations Management department of Recheio wished to study a new approach for their fleet sizing. This Masters' dissertation aims to develop a new fleet sizing model for the fleet that operates the order distribution service offered by the stores, that allows cost minimization while maintaining the service level agreed with their clients. A mathematical model based on a Multi-Compartment Vehicle Routing Problem (MCVRP) was developed and implemented in the GAMS modelling system. Lastly, two alternative scenarios for the demand volumes were evaluated, enabling the conclusion that the model created can be applied to different realities, while returning plausible results. }
{pt=Logística, Distribuição, Dimensionamento de Frota, Modelo de Otimização, en=Logistics, Distribution, Fleet sizing, Optimization Model}

setembro 22, 2021, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado