Dissertação

{pt_PT=Implementação de metodologias Lean na melhoria de serviços de manutenção Kaizen Institute} {} EVALUATED

{pt=Perante a realidade económica, onde a mudança caracteriza os mercados, a capacidade de resposta à mesma constitui uma vantagem competitiva face organizações concorrentes. Neste sentido, é essencial que as empresas atinjam níveis elevados de eficiência, através do foco na redução do desperdício das suas operações e na criação de valor para o cliente. O caso de estudo apresentado na presente dissertação surge no âmbito de um projeto entre o Kaizen Institute, empresa de consultoria de gestão Lean, e a Empresa X, uma empresa portuguesa que atua no mercado do Facility Management, dedicando-se à gestão e manutenção de edifícios. O objetivo principal deste trabalho é a melhoria da eficiência operacional da Empresa X e o desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua na organização, através da aplicação de metodologias assentes no pensamento Lean. Desta forma, depois de introduzido o caso de estudo, é realizada uma revisão da literatura aos principais conceitos da metodologia Lean e a sua aplicabilidade no setor dos serviços e na manutenção, bem como às ferramentas relevantes para caracterizar e solucionar o problema descrito. Finalmente, o estado inicial da Empresa X é estudado, os desperdícios são identificados e as respetivas soluções de melhoria são propostas e implementadas. Após a implementação, foi possível constatar as seguintes melhorias: aumento de 12 pontos percentuais da taxa de cumprimento dos planos de manutenção; diminuição de 7 pontos percentuais de ordens de trabalho pendentes; e aumento do valor monetário de trabalhos extra contrato em 30%. , en=Given the current economic reality, where change shapes the markets, the ability to adapt and respond to it represents a competitive advantage over rival organisations. That said, companies must achieve high levels of efficiency by focusing on reducing waste in their operations and creating value for the customer. The case study presented results from a project between Kaizen Institute, a Lean management consulting company, and Company X, a Portuguese company operating in the Facility Management market, dedicated to the management and maintenance of buildings. The main objective of this work is to improve the operational efficiency of Company X and develop a culture of continuous improvement in the organisation, through the application of methodologies based on Lean thinking. Thus, after introducing the case study, a literature review is carried out on the main concepts of the Lean methodology and its applicability to the service sector and maintenance, as well as the relevant tools to characterize and solve the problem described. Finally, the initial state of Company X is studied, sources of waste are identified, and improvement solutions are proposed and implemented. Once the implementation was completed, the following improvements were found: an increase of 12 percentage points in maintenance plans’ compliance rate; a decrease of 7 percentage points in pending work orders; and the monetary value of extra contract jobs increased by 30%. }
{pt=Lean, manutenção, edifícios, melhoria contínua, eficiência dos processos, en=Lean, maintenance, buildings, continuous improvement, process efficiency}

novembro 19, 2021, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar