Dissertação

{pt_PT=Optimização do sistema de recolha seletiva da ERSUC: Estudo de redes logísticas alternativas} {} CONFIRMED

{pt=A população e a economia mundial apresentam um contínuo crescimento, ao qual está associado um maior consumo de uma imensa variedade de produtos, que resulta num excessivo aumento da quantidade de resíduos. Deste modo, a reciclagem começou a ganhar maior importância visto que coloca os resíduos novamente em circulação, em modo de matéria prima ou produto reutilizável. A ERSUC é uma empresa que atua em Portugal e tem como principal objetivo a gestão de resíduos. Uma das principais atividades reside na recolha seletiva de resíduos, que consiste no transporte de resíduos de embalagens desde os ecopontos, ponto onde os consumidores os depositam, até aos respetivos depósitos. Esta dissertação tem como objetivo o estudo do planeamento de rotas da ERSUC de modo a aumentar a eficiência medida em distância percorrida. Assim a dissertação propõe analisar a viabilidade do aumento do número de depósitos que a empresa detém, de dois para sete, através de algoritmos de resolução de Vehicle Routing Problem (VRP) e das suas variantes, de modo a otimizar a distância percorrida pelos veículos de recolha. Tendo por base a revisão de literatura sobre algoritmos de resolução de VRP, optou-se por abordar o problema em duas fases, abordagem do tipo Cluster First-Route Second. Na primeira fase optou-se por analisar três métodos de setorização, para simplificação do problema. A segunda fase focou-se na definição de rotas através de um VRP com fluxo duplo. Obteve-se uma melhoria significativa, com uma redução em cerca de 30% na distância anual percorrida de recolha., en= Over the recent years, a continuous growth in the worldwide population and economy has lead to an increase in consumption of products. This demand also has lead to an increase of waste, which in turn has resulted in a higher potential of converting waste into meaningful raw materials and reusable products. ERSUC is a company that focuses on the management of waste products in Portugal. One of the main activities relies on selectively collecting waste products, by transporting the packaged consumer waste from recycling bins to the respective depots. The goal of this thesis is the optimization of route planning for ERSUC by increasing efficiency measured in travelled distance. The Vehicle Routing Problem (VPR) algorithm, and variations on this, are used to analyze how the increase of the number of depots from two to seven can lead to a minimization of distance travelled by the collection vehicles. Based on a state-of-the-art literature review on the resolution of VRP, the Cluster First-Route Second approach was used to solve the optimization problem. The approach involves two phases: the first phase simplifies the problem using a sectorization method and the second phase defines the routing problem through a VRP with two-commodity flow. The optimization method resulted in a significant improvement in efficiency with a 30% reduction of the annual collection distance travelled for the same operational costs. }
{pt=Gestão de Resíduos, Logística inversa, Planeamento de rotas, VRP e Setorização, en=Waste management, Inverse logistics, Routes planning, VRP and Sectorization}

Novembro 20, 2019, 17:0

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar