Dissertação
{pt_PT=Estudo para a internacionalização de uma PME - A marca portuguesa Futah} {} EVALUATED
{pt=Numa sociedade cada vez mais global, com o Mundo em constante partilha de informação através das novas tecnologias, a forma como o consumidor de hoje se move está a levar empresas e marcas a terem de pensar e agir internacionalmente. Paralelamente a este desenvolvimento tecnológico que facilita a internacionalização, também a pequena dimensão do mercado nacional cria incentivos às empresas com expectativas de elevado crescimento para se internacionalizarem. Neste contexto, a marca Futah insere-se no lote de marcas portuguesas que pretendem expandir o seu negócio, e para isso terá de implementar uma estratégia de internacionalização bem definida. Esta tese pretende, com base numa revisão de literatura sobre estratégias de internacionalização de marcas e empresas, estudar a estratégia de internacionalização de uma Pequena e Média Empresa, mais concretamente da marca portuguesa Futah. As Pequenas e Médias Empresas têm na sua génese características que levam a que as estratégias, incluindo as de internacionalização, tenham de ser adaptadas, já que os recursos, as competências e as oportunidades determinam que a forma de concorrer seja diferente de grandes empresas. Esta tese com base no caso de estudo da Futah pretende ilustrar uma estratégia de internacionalização., en=In an ever-global society, with the World in a constant state of information sharing through new technologies, the way in which consumers interact with both each other and companies has forced the latter to think and behave internationally. In parallel to this technological development that facilitates internationalization, the small size of the national market also creates incentives for companies with high growth expectations to internationalize. Inserted in the ever-growing group of Portuguese companies looking to expand their business abroad is Futah – the Portuguese towel brand. In order for this to occur, Futah has to implement a well-defined internationalization strategy. This study aims to, based on previous literature on a myriad of internationalization strategies for brands and companies, analyze the strategy lined out by a Small and Medium Enterprise (SME), concretely the Portuguese brand Futah. Small and Medium Enterprises have characteristics that lead to strategies, including internationalization strategies, that have to be adapted, since their resources, skills, and opportunities determine that the way of competing differs from large companies. This thesis intends to, based on the Futah case study, illustrate an internationalization strategy.}
junho 22, 2018, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Prof Auxiliar Convidado