Dissertação

{pt_PT=Melhoria de uma rede de Distribuição - O caso de estudo da Worten} {} EVALUATED

{pt=Face à competitividade dos mercados, cada vez mais intensa, as empresas tendem a expandir geograficamente a sua marca e serviços. Garantido que o serviço prestado ao cliente vai ao encontro das suas expectativas e serve de fator de diferenciação face aos concorrentes, a rede logística assume um papel determinante para o sucesso das empresas. A necessidade de distribuir produtos no tempo, quantidade e localização correta implica uma gestão rigorosa da rede de distribuição, garantindo a maior rentabilidade possível dos recursos por forma a minimizar os custos de transporte e, simultaneamente, aumentar o nível de serviço prestado ao cliente. A Worten, maior retalhista de eletrónica de consumo em Portugal, reconhece que a sua rede de distribuição apresenta oportunidades de melhoria, nomeadamente no que diz respeito à criação de sinergias entre os vários fluxos de distribuição existentes e à alteração dos pressupostos que se encontram em vigor há demasiado tempo, necessitando de uma revisão crítica. Esta realidade motivou o desenvolvimento da presente dissertação. No presente trabalho fez-se uma caracterização da rede logística, com especial enfoque na área dos transportes, onde são identificadas as principais ineficiências em vários fluxos. Enquadrando o problema, realizou-se uma revisão da literatura nas temáticas de transporte, distribuição, pensamento lean e e-commerce. Posteriormente, definiram-se 3 casos de estudo onde se utilizaram vários métodos de análise, como o Value Stream Map, de forma a analisar, identificar e eliminar desperdícios da operação. Finalmente, apresentam-se propostas de iniciativas disruptivas que tornarão as operações mais eficientes e adequadas ao panorama atual do mercado. , en=Faced with increasingly competitive markets, companies tend to expand their brands and services geographically. Thus, in order to ensure that the service provided to the customer meets its expectations and serves as a differentiating factor to the most direct competitors, the logistics network plays a decisive role in companies’ success. The need to distribute products in the right time, quantity and location implies rigorous and thorough management of the distribution network, ensuring the highest possible profitability of resources minimizing transport costs while increasing the service level provided to the customer. Worten, the largest consumer electronics retailer in Portugal, recognizes that its distribution network is not properly optimized, showing opportunities for improvement, particularly regarding the creation of synergies between the multiple existing distribution channels and the change of the assumptions that have been in place for too long, requiring a critical review. This reality motivated the development of this dissertation. In the present work, a logistical network characterization was carried out, with a special focus on transportation, where the main inefficiencies in several flows are identified. In order to frame the problem, a review of the existing literature on transport, distribution, lean thinking and e-commerce was carried out. Subsequently 3 case studies were defined where several methods of analysis, such as Value Stream Map, were used to analyze the operation and identify and eliminate waste. Finally, proposals for disruptive initiatives that will make operations more efficient and adequate to the current market scenario are presented. }
{pt=Eficiência, Rede Logística, Transporte, Value Stream Map, Worten, en=Efficiency, Logistics Network, Transportation, Value Stream Map, Worten}

Junho 12, 2018, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Fernando Henrique De Carvalho Cruz

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado