Dissertação

{pt_PT=Frugal Innovation and Business Models in Emerging and Developed Markets} {} EVALUATED

{pt=A concorrência no mercado global aumentou muito entre as organizações devido à desaceleração económica mundial e à preservação dos recursos naturais, o que levou a uma maior sensibilização em relação aos negócios sustentáveis. A inovação frugal tem a capacidade de maximizar o valor social e comercial do cliente, satisfazendo as suas necessidades essenciais de forma rentável, reduzindo o uso de recursos escassos e alavancando o desenvolvimento económico e emprego local. Esta dissertação de mestrado tem como objetivo caracterizar o problema a ser resolvido: (1) compreender a influência de estratégias eficazes de modelos de negócios e como podem contribuir para a melhoraria das soluções frugais; (2) sistematizar todo o conhecimento sobre a inovação frugal e modelos de negócio; (3) seguir uma metodologia adequada para a criação do Modelo de Negócio Frugal; (4) desenvolvimento do modelo proposto referente às suas três componentes principais: as áreas dos grupos de interesse, os elementos de negócios frugais e as suas melhores práticas e (5) validar o modelo e obter algumas conclusões sobre a sua aplicabilidade e funcionalidade. Ao aplicar este modelo, o utilizador pode identificar os principais problemas de negócios, delinear com mais eficiência as decisões estratégicas e operacionais da empresa e adquirir uma perspetiva mais ampla do seu modelo de negócios frugal. Além disso, os resultados obtidos mostraram que um modelo de integração frugal é necessário para apoiar as empresas a gerenciar a inovação frugal, reconhecendo modelos de negócios frugais apropriados, de acordo com o contexto de mercado inserido., en=Global market competition has highly increased between organizations due to worldwide economic slowdown and preservation of natural resources, which has led to growing awareness towards sustainable businesses. Frugal innovation has the ability to maximize customer’s social and business value by satisfying their essential needs at a profitable way, while reducing the use of scarce resources and leveraging local economic and employment development. This master’s dissertation aims to characterize the problem to be solved: (1) understand the influence of effective business model strategies and how it could improve frugal solutions; (2) systematize all the knowledge about frugal innovation and business model; (3) follow a suitable methodology for the creation of the Frugal Business Model; (4) development of the proposed framework concerning the three key components: the stakeholder areas, frugal business elements and the best practices and (5) validate the FBM and have some conclusions about their applicability and functionality. By applying this framework the user can identify main business problems, delineate more efficiently strategy and operational decisions and to acquire a broader perspective of the firm’s frugal business model. Furthermore, the results obtained showed that integrating framework is required for supporting companies to manage frugal innovation, recognizing appropriate frugal business models, in the particular market context of this type of products.}
{pt=Modelos de Negócios, Inovação Frugal, Sustentabilidade, Modelo, Grupos de Interesse, en=Business Models, Frugal Innovation, Sustainability, Framework; Stakeholders}

Junho 8, 2018, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar