Dissertação

{pt_PT=Avaliação de desempenho do processo de operação logística prestado pela Transaire à Eurest Portugal} {} EVALUATED

{pt=Os operadores logísticos externos, designados também como Third-Party Logistics (3PL), asseguram o processo de operação logística de uma determinada organização, tendo total responsabilidade sobre ele. No caso em estudo nesta dissertação, a Transaire é o operador logístico que tem funções de gestão e de distribuição dos produtos da Eurest, desempenhando um papel fulcral na cadeia de abastecimento. Com o intuito de promover a melhoria contínua das operações, a Eurest, empresa prestadora de serviços de restauração, procede à avaliação de desempenho do seu processo logístico. Neste enquadramento, a dissertação tem como foco dois objetivos complementares. O primeiro será colmatar a lacuna de indicadores-chave de desempenho (KPIs - Key Performance Indicators) que a Eurest tem para avaliar o desempenho do seu operador logístico (OL), e o segundo, averiguar se estes são adequados para a avaliação do processo do OL e sugerir novos indicadores que sejam mais ajustados às necessidades identificadas pela Eurest. Neste trabalho, apresenta-se a empresa Eurest que serve como caso de estudo, elabora-se uma revisão da literatura sobre conceitos teóricos relativos aos operadores logísticos em Portugal e à indústria em que a Transaire se insere e faz-se alusão à temática da avaliação de desempenho. Com base nos conhecimentos adquiridos na etapa precedente, desenvolve-se um mapa causal que estrutura o problema e a partir do qual se definem os KPIs, que serão usados num modelo de avaliação multicritério criado para medir a respetiva atratividade agregada, permitindo analisar o desempenho global do OL no seu processo. , en=Logistics operators designated as Third-Party-Logistics (3PL) are responsible for logistics operation process execution. In this case study, the logistics operator is Transaire and it has product management and distribution functions up to the final customer (Eurest unit), playing a key role in the supply chain. In order to promote a continuous improvement of operations, Eurest, a provider of catering services, performs a performance evaluation of the logistics process based on a set of performance indicators established in accordance with the company's strategic objectives. The present paper will focus on two main goals. The first one is to address the KPI (Key Performance Indicator) gap between expected performance from Eurest and the actual performance from its logistic operator. The second one is to determine the relevance of the KPIs for improvement of the logistic operator process and to suggest new KPIs that are more suited not only to the logistics process, but also to Eurest's needs. This paper includes a brief presentation of the company and a review of the literature on theoretical concepts regarding logistics operators in Portugal and the industry, in which Transaire is integrated. Based on the knowledge acquired in the previous stage, a causal map that structures the problem was developed. At last, it also approaches the thematic of the performance evaluation. The map was then used to determine KPIs, which are applied in a multicriteria evaluation model created to measure their aggregated attractiveness, allowing analysis of the overall performance of the OL on the process.}
{pt=operador logístico, processo logístico, avaliação de desempenho, KPIs, avaliação multicritério., en=logistic operator, logistic process, performance evaluation, KPI, multicriteria evaluation.}

Novembro 5, 2018, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Carlos Da Cruz Lourenço

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar