Dissertação

{pt_PT=Aumento da eficiência produtiva e do nível de serviço de uma empresa da indústria alimentar usando a metodologia lean} {} EVALUATED

{pt=Numa era de extrema competitividade, as organizações procuram métodos que promovam o seu sucesso. Neste contexto, surge a metodologia lean que traduz “um processo de mudança sistemático tendo por base um conjunto de princípios e boas práticas, visando a melhoria contínua” (Womack et al., 1990). A Empresa X encontra-se atualmente numa posição bastante privilegiada face à concorrência. Todavia, tem como objetivo melhorar o seu nível de serviço e a eficiência operacional para, deste modo, alcançar uma ainda maior vantagem competitiva. Com base numa extensa revisão da literatura, uma multi-metodologia foi desenvolvida. Esta, explorando um conjunto de ferramentas lean, divide-se em três etapas: 1) identificação de oportunidades de melhoria (com o suporte da ferramenta VSM); 2) definição e implementação de propostas de melhoria (com recurso às ferramentas pull planning, balanceamento de linhas, normalização de trabalho e kaizen diário); 3) sendo esta consequência de 2), por isso, opcional, envolve a implementação de melhorias com investimentos. Da primeira etapa resultou a base de uma solução capaz de ajudar a gestão e o planeamento focando na procura real, cujas dimensões dos supermercados de armazenamento e produção foram calculadas. Da segunda etapa, um aumento do overall equipment efficiency foi atingindo em dois testes distintos: no primeiro, utilizando ferramentas balanceamento de linha e normalização de trabalho atingiu-se uma melhoria de 43%; com o kaizen diário, a melhoria foi de 120%. Desta forma, as propostas implementadas permitiram que um aumento de competitividade de produção fosse alcançado, provando o potencial de melhoria inerente à Empresa X., en=In a time of extreme competitivity, organizations search for methods that promote their success. In that sense, the lean methodology appears, translating “a systematic process of change based on a set of principles and good practices, aiming at the continuous improvement” (Womack et al., 1990), which is explored in the present work. Currently, Company X – a food business company – is in a very privileged. However, the company aims to improve its level of service and operational efficiency to achieve an even greater competitive advantage over competition. Based on an extensive literature review, a multi-methodology was developed. This one, exploring a set of lean tools, is divided in three steps: 1) identification of improvement opportunities (with support of VSM tool); 2) definition and implementation of improvement proposals (using pull planning, line balancing, standard work and daily kaizen); 3) being this consequence of 2) and, thus, discretionary, involves the implementation of improvements with investments. The first step of multi-methodology provided a basis for the creation of a solution capable of assisting management and planning considering actual demand, whose dimensions of storage and production supermarkets were calculated. From the second step, an increase in overall equipment efficiency was achieved in two different testes: in the first using line balancing and standard work provoke and increasing of 43%; with daily kaizen, this improvement was 120%. In this way, the implemented proposals allowed an increase in production competitiveness to be achieved, proving the improvement potential of Company X. }
{pt=lean, kaizen, eficiência operacional, pull planning, supermercado, logística, en=lean, kaizen, operational efficiency, pull planning, supermarket, logistics}

Novembro 15, 2018, 12:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático