Dissertação
{pt_PT=Caracterização e Otimização da Cadeia de Abastecimento Aeronáutica - O caso da Embraer} {} EVALUATED
{pt=As especificidades da indústria aeronáutica enquanto setor de elevada tecnologia, os elevados custos e períodos de desenvolvimento, e os riscos inerentes aos projetos têm aumentado a complexidade das cadeias de abastecimento das empresas produtoras de aviões. Com o aumento da globalização, os principais fabricantes revelam cada vez mais consciência do impacto que o desempenho das suas cadeias de abastecimento assume na obtenção de vantagens competitivas. Neste sentido, este trabalho apresenta a caracterização das cadeias de abastecimento aeronáuticas baseada na revisão do estado da arte, onde é analisada a sua evolução, definidos os modelos de cadeias de abastecimento do presente e identificados os principais desafios atuais, através de uma visão holística da colaboração entre entidades, sustentabilidade e resiliência. Verifica-se que o fabrico de produtos de qualidade a um custo razoável deixou de ser uma estratégia suficiente para o aumento da competitividade dos principais fabricantes de aviões, pelo que surgem novas preocupações que incluem iniciativas de desenvolvimento, produção e distribuição sustentáveis. Neste contexto, destaca-se a inovação associada à introdução de novos materiais compósitos e respetivos processos de produção na cadeia de abastecimento aeronáutica. A produção em autoclave, apresentada como a tecnologia padrão para a obtenção de materiais compósitos de elevado desempenho, assume elevados custos aparentes de aquisição e operação, e tem estimulado o interesse recente dos OEMs em novos materiais e tecnologias fora de autoclave. No presente trabalho são sistematizadas as principais informações e comparadas as principais diferenças económicas e ambientais associadas à sua introdução na cadeia de abastecimento aeronáutica., en=Airplane manufacturers’ supply chains have increased its complexity over the past decades. The tremendous technological changes, the high R&D costs, as well as the inherent risks of the projects are some of the factors that contribute to this enlarged complexity. In an increasingly globalized landscape, the main industry players become more aware of the supply chain impacts in their competitive position. This document presents the aerospace supply chain based on the state of the art: its evolution, the existing models and the current industry challenges are some of the topics presented through a cooperation, sustainability and resilience perspective. It is concluded that product manufacturing at a reasonable cost is no longer a viable strategy for airplane manufacturers to increase competitiveness. Therefore, new challenges such as sustainable development, production and distribution arise. In this context, the introduction of new composite materials and new manufacturing process have been disrupting the existing supply chain. The autoclave production – presented as the standard technology to the production of high performance composite materials – carries excessive costs associated to the acquisition and operation. Therefore, OEMs have been exploring new materials and technologies out-of-autoclave (OOA). The present document provides a holistic approach of the economic and environmental differences associated to the OOA implementation. The ultimate goal is to use this information to foster the development of project and planning analytical models as decision support tools.}
outubro 31, 2017, 17:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Tânia Rute Xavier de Matos Pinto Varela
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Catedrático