Dissertação

{pt_PT=Boas práticas de mentoria a iniciativas de Empreendedorismo Social em fase de desenvolvimento - Estudo de caso em empreendedorismo social em Portugal} {} EVALUATED

{pt=Ao longo das últimas décadas, o aumento do acesso à informação possibilitou uma maior exposição dos problemas sociais. A falta de respostas por parte do Estado e das organizações tradicionais abriu espaço para novas formas de atacar estes problemas. O empreendedorismo social visa encontrar soluções inovadoras para os problemas sociais, com o desafio acrescido de tornar estas soluções autossustentáveis. Neste contexto, surgiu o Instituto de Empreendedorismo Social – Social Business School, a primeira escola Portuguesa que tem como objetivo apoiar empreendedores sociais. O IES-SBS disponibiliza programas educacionais com o intuito capacitar empreendedores sociais. Oferece ainda um “Programa de Acompanhamento” que consiste no acompanhamento por parte de mentores a empreendedores sociais, com o principal objetivo de os apoiar e alavancar o crescimento do seu negócio.Todavia, existe um défice de informação quanto à prática de mentoria a empreendedores sociais. É neste contexto que surge a presente dissertação. É necessário analisar o processo de mentoria a iniciativas de Empreendedorismo Social para perceber quais as práticas de acompanhamento que efetivamente contribuem para o sucesso das iniciativas de Empreendedorismo Social. A mais-valia do presente estudo reside no facto de ser: (1) um documento sistematizante da literatura em empreendedorismo social e (2) uma compilação das diferentes perspetivas das várias entidades envolvidas neste ecossistema, em Portugal e no mundo. Desta forma, foi possível fazer um levantamento dos principais desafios enfrentados pelos empreendedores sociais e pelos mentores, e desenhar uma lista de recomendações que irão permitir melhorar e tornar mais eficiente o processo de mentoria a empreendedores sociais. , en=Over the past decades, the global increased access to information has shed light on previously ignored social issues. The lack of effective response from the government and traditional organizations has cleared the stage to new ways of finding solutions to tackle these issues. Social entrepreneurship aims to find innovative solutions to social problems, with the additional challenge to make those solutions self-sustainable. This setting has helped to create some organizations such as Instituto de Empreendedorismo Social. This is the first Portuguese school that has the goal to support social entrepreneurs and social enterprises. IES-SBS provides several educational programs that help entrepreneurs to develop their social business models. One of these programs is the “Programa de Acompanhamento”, that connects mentors to new social entrepreneurs in order to help them leverage the growth of their enterprises. However, there is a lack of information related to the mentoring process to social entrepreneurs. This is the motivation for this dissertation: there is the need to study the mentoring process and assess the best practices that contribute to social enterprises’ success. This document adds value through two key characteristics: (1) it is a complete and structured summary of the current state of art and (2) it compiles the different perspectives from the main actors of the social entrepreneurship ecosystem. Through these interactions, the major challenges faced by social entrepreneurs and mentors were identified and discussed. Finally, this study provides a list of recommendations that will improve the mentoring process to social entrepreneurs. }
{pt=empreendedorismo social, inovação social, boas práticas de mentoria, IES-SBS, en=social entrepreneurship, social innovation, best practices of mentoring, IES-SBS}

Dezembro 7, 2017, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar