Dissertação

{pt_PT=Application of the simulated annealing with adaptive local neighborhood search to The Tail Assignment Problem The Case Study of TAP} {} EVALUATED

{pt=A indústria da aviação civil está inserida num mercado bastante competitivo. Nos últimos anos, companhias aéreas low cost entraram no mercado com novos modelos de negócio, forçando as companhias de bandeira a baixar o preço dos bilhetes vendidos. Estas empresas estão agora à procura de estratégias que permitam reduzir os custos operacionais, conseguindo assim manter as margens de lucro desejadas. A principal companhia aérea Portuguesa TAP está agora à procura de novas oportunidades por forma a poder melhorar a eficiência das suas operações. A empresa identificou a fase de planeamento como uma das mais criticas a ser melhorada, mais especificamente a fase da alocação de aviões. O objetivo na alocação de aviões é definir qual é o avião que vai fazer um determinado voo. Atualmente, a alocação de aviões na TAP não tem em consideração os custos operacionais específicos de cada avião. A criação de um método de solução que tivesse em estes custos para cada avião, vai permitir uma alocação mais eficiente, onde os custos operacionais são menores. O objetivo desta Dissertação de Mestrado é perceber atual processo de planeamento na TAP, analisando potencias limitações e propor um modelo de simulated annealing com procura local adaptativa que permita minimizar os custos operacionais, e ao mesmo tempo considerando a restrição da procura para cada voo. Adicionalmente, são analisados diferentes cenários onde são incluídos limites de utilização para cada avião. Por fim, foram criados três algoritmos diferentes que permitem gerar uma solução inicial num curto espaço de tempo. , en=The airline industry is present in a strongly competitive market. In recent years, low-cost carriers have entered the market with new business models, forcing traditional airlines to decrease flights price. In an effort to maintain the profit margins, airlines are now seeking for strategies to improve their operational efficiency and therefore reduce the overall operating costs. The main Portuguese carrier TAP is currently looking for opportunities to improve their current operations. TAP has identified their planning process, specifically the tail assignment phase, as one of their top priorities to improve efficiency. The objective in tail assignment is to define which aircraft should operate which flight. Furthermore, the currently used method at TAP to do the tail assignment does not consider the fact that different aircrafts have distinct operating costs. The creation of a solution approach that takes into consideration the individual characteristics of each tail, would enable the reduction of the operational. The objective of this Masters Dissertation is to understand the current planning process at TAP, analyze potential limitations and present a simulated annealing algorithm with adaptive neighborhood search that minimizes the operational costs, while considering at the demand for each flight. Moreover, we analyze different scenarios that include the limitation of the utilization of each aircraft for a given schedule. Finally, we have also created three different algorithms than can generate an initial feasible solution in a short period of time. }
{pt=alocação de aviões, alocação de frotas, custos operacionais, simulated annealing, método de procura local adaptativo, meta-heurísticas, en=tail assigment, fleet assigment, airline operating costs, simulated annealing, adaptative neighborhood search, meta-heuristics}

novembro 24, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado