Dissertação
{pt_PT=Restructuring of Logistics Processes: Case Study of Cross-Docking Operations at Warehouse AZ1 of Grupo Luís Simões} {} EVALUATED
{pt=As organizações envolvidas em gestão de cadeias de abastecimento têm sofrido uma crescente pressão para reduzir os inventários e os lead-times de modo a melhorar a eficiência global. Uma das estratégias que tem sido adotada com o objetivo de concentrar inventários e reduzir o número de locais de armazenamento é a adoção de operações de passagem de cais. A presente dissertação de mestrado tem como objetivo melhorar a eficiência dos processos associados com as operações de cross-docking, num centro de operações logísticas de um dos maiores operadores logísticos em Portugal. Para tal, foi desenvolvido um modelo de simulação das operações que ocorrem na instalação com a finalidade de testar e avaliar alternativas na gestão de operações de cross-docking. Os resultados revelaram que o melhor cenário consiste na combinação de uma política de armazenamento temporário que minimiza a distância percorrida dentro da instalação, um modo de serviço exclusivo com portas alternadas para carga e descarga com uma política de atribuição de portas preferencial e um método first-come-first-served de sequenciamento de camiões. Recomenda-se, para o armazém, considerar a implementação destes três métodos, bem como uma política de sequenciamento de camiões que priorize os camiões com base no seu conteúdo devido as vantagens que pode trazer em situações específicas. Quanto às operações de cross-docking no geral, aplicam-se as mesmas recomendações, com a exceção dos métodos de alocação camião-porta que, por dependerem das características do armazém, devem ser adaptados em conformidade., en=Organizations involved in supply chain management face increasing pressures to reduce inventories and lead-times and to improve global efficiency. Cross-docking operations are being increasingly adopted as part of a strategy to centralize inventories and to reduce the number of stock-keeping locations. The present Master Dissertation is intended to improve the efficiency of processes associated with cross-docking operations in a logistics center of a major logistic operator in Portugal. And, for that end, a simulation model of the operations that take place at the facility was developed with the purpose of testing and evaluating alternatives in managing cross-docking operations. Results presented that the best scenario consisted in the combination of a temporary storage policy which minimizes the distance travelled within the facility, an exclusive service mode with alternated doors for loading and unloading with a preferential dock door assignment policy and a first-come-firstserved truck scheduling method. It is recommended, for the warehouse, taking into consideration the implementation of these three methods, as well as a truck scheduling policy that prioritizes trucks based on its content due to the advantages it may bring in specific situations. As for cross-docking operations in general, the same recommendations apply, with the exception of the methods for the dock door assignment that depend on the facility’s characteristics and should be adapted accordingly}
novembro 2, 2016, 15:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Rui Manuel Moura de Carvalho Oliveira
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado