Dissertação

{en_GB=Jet Fuel Distribution System: Lisbon Airport Case Study - A New Pipeline System to Increase Supply Safety and Reliability.} {} EVALUATED

{pt=O petróleo bruto e os seus produtos refinados estão presentes ao longo da cadeia de abastecimento de vários bens e serviços em diversas indústrias. O sector do transporte é um grande exemplo disso. Visto que, antes da pandemia os produtos do petróleo bruto representavam 94% da energia total utilizada. O sector de aviação não é exceção, uma vez que, depende diretamente do jet para abastecer os aviões e assim garantir que as operações do aeroporto continuem em normalidade. Esta dissertação foca-se no fornecimento de jet A-1 para o aeroporto de Lisboa, pois este foi uma das atividades económicas mais afetadas com as recentes greves dos motoristas de matérias perigosas. O objetivo passa por estudar a substituição do atual sistema de distribuição por um novo oleoduto. Logo, estamos perante um problema de tomada de decisão onde o objetivo final é proporcionar aos decisores a informação e dados necessários para promover uma decisão informada relativamente à introdução de um novo oleoduto para substituir o atual sistema de distribuição de jet A-1 via camião cisterna. Para solucionar este problema é desenvolvida uma metodologia que combina uma análise de investimentos, onde dois parâmetros decisivos emergem, rentabilidade e taxa de transporte. Com uma Análise de Decisão Multicritério, onde são considerados múltiplos critérios incluindo critérios subjetivos. Os resultados obtidos a partir da metodologia seguida apoiam por completo a substituição do atual sistema de distribuição e o investimento num novo oleoduto para transportar o jet A-1 da CLC até ao aeroporto de Lisboa., en=Crude oil and its products are present in the supply chain of most goods and services and are a key resource in many industries. The transportation sector is a major example of this. Before the pandemic state, crude oil products accounted for 94% of the sector total energy demand. The aviation sector is no exception, as it depends directly on jet fuel to refuel the aircrafts in order to keep flights running as well as the remaining airport operations. This dissertation will focus on the supply of jet A-1 to Lisbon airport, which was one of the economic activities most affected by the recent hazardous material drivers’ strikes. The aim is to study the replacement of the current distribution system with a new pipeline system. Therefore we are faced with a decision-making problem where the final goal is to provide the necessary data and information to the decision makers in order to promote an informed decision of introducing a new pipeline system to replace the current distribution system of jet A-1 via road tankers. To tackle this problem it is developed a methodology which combines an investment analysis, where two decisive parameters of the problem arise, profitability and transport fee. With a Multicriteria Decision Analysis where multiple criteria are considered, including subjective ones. Considering all the results obtained from the methodology developed, they thoroughly support the replacement of the current system and the investment in a new pipeline system to transport the jet A-1 from CLC to Lisbon airport.}
{pt=Jet fuel, Oleoduto, Análise de Investimentos, Análise de Decisão Multicritério, MACBETH, en=Jet Fuel, Oil Pipeline, Investment Analysis, Multicriteria Decision Analysis, MACBETH}

Abril 9, 2021, 11:0

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado

ORIENTADOR

António Manuel da Nave Quintino

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar Convidado