Dissertação

{pt_PT=Economia circular no packaging de bens de consumo} {} EVALUATED

{pt=Num mercado altamente competitivo, a sustentabilidade empresarial exige que um caminho estratégico seja medido. Este caminho estratégico inclui a migração para modelos de negócios sustentáveis e circulares. O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso que visa construir uma ferramenta de medição que auxilie os tomadores de decisão na transição para a sustentabilidade empresarial aplicada a um mercado de embalagens plásticas flexíveis. A ferramenta deve resultar em uma métrica de economia circular, onde vários indicadores são considerados e medem diversos aspectos ao longo de todo o ciclo de vida do produto. O índice deve ser capaz de fornecer informações de valor agregado sobre o progresso de produtos de base bio e reciclados, em qualquer estágio do processo e, simultaneamente, fornecer informação detalhada sobre quais os fatores que estão a retardar ou a promover a transição. O estudo foi realizado numa empresa que atua no mercado de embalagens plásticas flexíveis, O objetivo da sustentabilidade do negócio foi definido na estratégia da Empresa A, de promover o desenvolvimento de novos produtos em dois segmentos distintos: Produtos de base biológica, que possuem biomateriais na sua composição e são biodegradáveis em condições naturais ou industriais. Produtos aptos para se manterem no ciclo tecnológico, devendo aumentar a composição do conteúdo reciclado, para manter os clientes no circuito em ambiente de economia circular. Para tanto, novos modelos de negócios devem ser criados, novos designs de produtos devem ser considerados e um mecanismo de controlo deve ser definido, exigindo métricas quantitativas de avaliação, bem definidas., en=In a highly competitive market business sustainability requires a strategical path that needs to be measured. This strategical path includes the migration to sustainable and circular business models. The aim of this work is to present a case study that aspires to build a measurement tool that assists the decision makers in the transition to business sustainability applied to a flexible packaging market. The tool must result on a circular economy index, where several indicators are considered and measure several aspects across the entire product life cycle. The Index must be able to give value added information about the progress to Bio-based and Recycled products, at any stage of the process, and simultaneously, to provide insights about what are bottlenecks and the drivers that are slowing down or promoting the transition. The study was performed in a company that operates on the flexible plastic packaging market, Company A. The goal for business sustainability was set in Company A strategy, to promote the development of new products under two different segments: Bio-based products, that have biomaterials in its composition and are biodegradable under natural or industrial conditions. The other segment is when products are fit to be kept in the technological cycle, they must increase the composition of recycled content, keeping the customers in the loop in a circular economy environment. To achieve such goal, new business models must be created, and new designs of the products must be considered, and a control mechanism must be set, requiring well defined metrics.}
{pt=Embalagem flexível, Economia circular, Sustentabilidade, ferramentas de medição, en=Flexible packaging, Circular Economy, Sustainability, measuring tools}

novembro 19, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Henrique Aníbal Santos de Matos

Departamento de Engenharia Química (DEQ)

Professor Associado

ORIENTADOR

Tiago Filipe

Silvex