Dissertação

{en_GB=Mergers and innovation – New theoretical insights with an application to the PSA/FCA merger case} {} EVALUATED

{pt=Para perceber o efeito das fusões na inovação, é feita uma revisão literária. Não há um resultado absoluto, os efeitos dependem principalmente das características da indústria em análise. É desenvolvido um jogo à la Cournot que será aplicado ao caso real da fusão PSA/FCA de modo a prever os efeitos desta nos níveis de inovação da indústria dos veículos elétricos. Este jogo é uma extensão de Ishida et al. (2011), onde os jogadores são considerados assimétricos, o produto é homogéneo e há inovação de processo. Esta inovação torna-se particularmente relevante devido à necessidade urgente de uma transição energética, para a qual a adoção de veículos elétricos pode contribuir significativamente. É concluído que as empresas que se fundem aumentam substancialmente o respetivo nível de inovação. As empresas que concorrem mais diretamente com a empresa fundida reduzem a sua inovação. As empresas que concorrem menos intensamente aumentam o seu nível de inovação (pois os investimentos em inovação são substitutos estratégicos) quando o investimento em inovação é suficientemente eficiente e diminuem-no nos outros casos. A diminuição observada é superior ao aumento, pelo que o efeito desta fusão na inovação da indústria será negativo. Os lucros da indústria aumentam com a fusão. Devido às sinergias criadas pela fusão, este aumento é maior quando o investimento em inovação é menos eficiente. O preço diminui com a fusão quando o investimento em inovação é ineficiente, novamente devido às sinergias criadas, o que proporciona um aumento de bem-estar do lado da procura, medido pelo excedente do consumidor., en=To understand the effect of mergers on innovation, a literature review is conducted. There is no absolute result, the effects depend mainly on the characteristics of the industry under analysis. Afterwards, it is developed a game à la Cournot that will be applied to the real case of the PSA/FCA merger in order to predict its effects on the innovation levels of the electric vehicle industry. This game is an extension of Ishida et al. (2011), where players are considered asymmetric, the product is homogeneous and there is process innovation. This type of innovation becomes particularly relevant due to the urgent need for an energy transition, to which the adoption of electric vehicles can significantly contribute. It is concluded that merging firms substantially increase their level of innovation. Firms that compete more directly with the merging firms reduce their innovation. Firms that compete less intensely increase their level of innovation (because investments in innovation are strategic substitutes) when investment in innovation is sufficiently efficient and decrease it in other cases. The observed decrease is larger than the increase, so the effect of this merger on the industry's innovation will be negative. The industry's profits increase with the merger. Due to the synergies created by the merger, this increase is higher when the investment in innovation is less efficient. The price decreases with the merger when investment in innovation is inefficient, again due to the synergies created, which provides an increase in demand-side welfare as measured by consumer surplus.}
{pt=Fusões, inovação, concorrência, oligopólio, decisões de política, PSA/FCA, en=mergers, innovation, competition, oligopoly, policy, PSA/FCA}

junho 28, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar