Dissertação

{en_GB=E-commerce last-mile deliveries strategy optimization for rural areas} {} EVALUATED

{pt=A satisfação de encomendas é o processo que garante que produtos encomendados por clientes sejam entregues adequadamente. As etapas iniciais são relacionadas com fluxos de informações que garantem a codificação adequada do pedido nos sistemas do retalhista, decisões sobre os locais de atendimento e outras etapas. A distribuição é uma atividade crítica que é comumente a que mais adiciona valores aos custos. Enquanto na primeira parte da distribuição tratam-se de volumes maiores e fluxos de distribuição longos mas consolidados, a parte final da distribuição tem que fazer face à capilaridade inerente à localização dos clientes. Esta última parte é mais desafiadora porque, embora distâncias mais curtas devam ser percorridas, volumes menores estão sendo entregues a vários locais. Isso é chamado de última milha. Esta tese tem como objetivo estudar os problemas associados à última milha em áreas rurais, onde as questões de capilaridade são mais críticas para o custo de entrega. O objetivo é construir uma estratégia de distribuição para enfrentar os problemas de entrega da última milha em áreas rurais e analisar uma série de métricas para avaliar o resultado de cada cenário de distribuição. É proposta a estrutura completa para analisar um cenário de distribuição para a última fase de distribuição em áreas rurais, principalmente usando simulação e um sistema KPI para avaliação. O parâmetro mais influente na análise foi o volume mínimo definido para esta estratégia. Resultando numa configuração com 22 nós prioritários. Este estudo foi baseado num projeto piloto de uma empresa., en=Order fulfilment is the process of ensuring that every order from each customer is delivered to them successfully. The initial stages relate to information flows that; ensure proper coding of the order into retailer systems; and inform decisions on fulfilment locations and other subsequent stages. The distribution part of this process is crucial, as this is commonly the area that adds the most cost to each order. There are several entities and steps involved in the distribution process. The first part of the distribution process deals with larger volumes and long but consolidated distribution flows, whereas the later stages of distribution tackle the capillarity nature of delivering orders to many customers across different locations. This last part is more challenging because, even though shorter distances are to be covered, smaller volumes are being delivered to multiple locations. This is called the last mile. This thesis aims to study the problems associated with last mile in rural areas, where issues of capillarity are more critical to the cost of delivery. The objective is to build a distribution strategy to tackle the issues of last mile delivery in rural areas and analysing a number of metrics to evaluate the outcome of each distribution scenario. Further work is proposed to establish a framework, mainly using simulation and a KPI system for evaluation. Most influential parameter on analysis were the minimum volume set for this strategy. Resulting in a configuration with 22 priority nodes. This study was based on a company pilot. }
{pt=Satisfação de Encomendas, Rede de Distribuição, Entregas, Planeamento, Estratégia, Áreas Rurais., en=E-commerce, Order Fulfilment, Distribution Network, Last-Mile Deliveries, Rural.}

setembro 14, 2021, 13:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado