Dissertação

{pt_PT=Impacto de uma Pandemia na Indústria Automóvel: Análise do Efeito do Covid-19 no Setor} {} EVALUATED

{pt=O ano de 2020 começou de forma inesperada: a Covid-19 rapidamente causou um impacto global, sem precedentes. À medida que o contágio se alastrou, o sector automóvel não foi exceção. Devido às medidas de bloqueio impostas em vários países e de forma a conter o vírus, muitos trabalhadores foram obrigados a permanecer em confinamento, o que causou abrandamentos na produção levando ao encerramento provisório de várias fábricas de automóveis, contribuindo para disrupções na cadeia de abastecimento. A presente dissertação tem como objetivo analisar o impacto da Covid-19 na indústria automóvel, de forma a perspetivar a evolução do setor garantindo a sua sustentabilidade. Para tal, este trabalho contextualiza o problema a partir de uma revisão de literatura sobre a crise financeira 2008-2009, estabelecendo um paralelo com a atual. É utlizada uma metodologia de conteúdo qualitativa para analisar os efeitos da Covid-19 na indústria automóvel e na mobilidade, seguida de uma análise de prospetiva quanto à evolução do sector. Através da análise qualitativa constatou-se que o mercado automóvel se encontrava em declínio no início de 2019, a Covid-19 veio acentuá-lo, nomeadamente na cadeia de abastecimento, produção, vendas e emprego. A análise de prospetiva que se seguiu indicou que o setor tem uma probabilidade de recuperação que se pode definir em três cenários, “V”, “U” e “L”. Estes estão dependentes do timing da descoberta da vacina ou do tratamento da Covid-19. Todavia considerou-se o cenário em “U” o mais provável consistindo numa previsão da recuperação económica do setor automóvel para finais de 2021. , en=The year of 2020 started in an unexpected way: the Covid-19 caused an unprecedented global impact. As the virus spread the automotive sector was no exception. As part of the lockdown measures imposed in several countries in order to contain the virus, many workers were forced to remain in confinement, which caused production to slow down and led to the temporary closure of several car plants, contributing to disruptions in the supply chain. This dissertation aims to analyze the impact of Covid-19 on the automotive industry, in order to anticipate the evolution of the sector ensuring its sustainability. Hence, this work contextualizes the problem from a literature review on the 2008-2009 financial crisis, establishing a parallel with the current one. A qualitative content methodology is used to analyze the effects of Covid-19 on the automotive industry and mobility, followed by a prospective analysis to predict the evolution of the sector. Through the qualitative analysis it was found that the automotive market was in decline at the beginning of 2019 and that the Covid-19, only accentuated it, particularly in the supply chain, in production, sales and employment. The prospective analysis that followed indicated that the sector has a probability of recovery that can be defined within three scenarios "V", "U" and "L". These are dependent on the timing of the vaccine discovery or treatment of Covid-19. However, the "U" scenario is the most likely, consisting of a forecast of economic recovery on the automotive sector by the end of 2021. }
{pt=Crise Financeira, Automóvel, Indústria Automóvel, Covid-19, Coronavírus, en=Financial Crisis, Automobile, Automotive Industry, Covid-19, Coronavirus}

Novembro 10, 2020, 14:30

Orientação

ORIENTADOR

Joana Serra da Luz Mendonça

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado