Dissertação
{pt_PT=Análise Custo-Benefício associada a Ciclovias: Caso de Estudo do troço da Av. Cidade de Praga} {} EVALUATED
{pt=Atualmente, as sociedades têm vindo a sofrer grandes alterações no seu modo de viver e o setor dos trans-portes tem acompanhado essa mudança. Por este motivo, nas grandes cidades europeias têm-se verificado desenvolvimentos para atingir uma mobilidade urbana mais sustentável, incentivados pela Comissão Euro-peia. Em Lisboa, nasceu o programa “Pavimentar Lisboa” em 2015 para criar e melhorar as vias rodoviárias da capital de modo a incitar os seus habitantes a utilizarem a bicicleta como meio de transporte na sua rotina diária. O foco deste estudo foi a Av. Cidade de Praga, em Carnide, que foi alvo de intervenção deste programa para implementar duas ciclovias neste troço. O objetivo é compreender a dimensão dos custos e benefícios desta alteração na vida da população e dos utentes. A metodologia utilizada foi a análise custo-benefício para criar o modelo de avaliação deste troço por já se encontrar bastante desenvolvida para realizar análise socioeco-nómica em projetos de mobilidade. Este estudo concluiu que a implementação da ciclovia na Av. Cidade de Praga não é um projeto viável, nem será no futuro caso não se altere o comportamento da população. De acordo com os resultados, é necessário substituir mais de metade das deslocações efetuadas de automóvel por bicicleta para existir rentabilidade. No entanto, é um projeto importante para a remodelação que está a acontecer em Lisboa para o incentivo à utilização da bicicleta pois é um ponto de partida para introduzir uma rede de ciclovias na zona de Carnide e arredores., en=Nowadays, societies have undergone major changes in their daily routines and the transport sector has fol-lowed this change. For this reason, large European cities have been evolving towards more sustainable urban mobility encouraged by the European Commission. In Lisbon was implemented in 2015 the "Pavimentar Lis-boa" program with the aim of creating and improving the streets to provide better conditions and incentives for its inhabitants to use bicycles in their daily routine. The focus of this study was the Av. Cidade de Praga in Carnide which suffered the intervention of this program for the implementation of two bike lanes in the ave-nue. The objective was to understand the dimension of costs and benefits in the population and users’ life. The cost-benefit analysis was used as a methodology to create the evaluation model for this avenue, due to the fact that this analysis is sufficiently developed to perform a socioeconomic analysis for mobility projects. The conclusion is that the implementation of the bike lane on Av. Cidade de Praga was not a viable project and will not be in the future if the behavior of the population does not change. According with the results, it is necessary to replace more than half of trips made by car for bicycle so that there is profitability. However, it is an important project to encourage the use of bicycles and it is a starting point for introducing a network of cycle paths in Carnide area. }
outubro 9, 2020, 16:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor