Dissertação

{en_GB=Planning Medicine Deliveries with Drones in Rural Areas: Farmácia da Lajeosa Case Study} {} EVALUATED

{pt=Os veículos aéreos não tripulados, ou drones, começam agora a ser utilizados para realizar entregas. Devido às limitações de bateria, alcance, baixa carga útil e condições climáticas, são especialmente recomendados para realizar entregas de última milha. Este trabalho é motivado por um estudo de caso real da Farmácia da Lajeosa, que nos dias de hoje entrega remédios aos seus clientes de carro. No entanto, como a farmácia está localizada numa região rural, eles pretendem adotar drones para entregar medicamentos a lares. Para além desta farmácia, existem muitas outras em Portugal, que podem considerar a implementação do mesmo método de transporte. Assim esta dissertação tem como objetivo propor um método de planeamento e agendamento das rotas da farmácia. Considerando que os pedidos chegam dinamicamente à farmácia ao longo do dia é necessário decidir quais os clientes que devem ser atendidos por cada meio de transporte e a que horas, apresentando assim o problema Dynamic Parallel Drone Scheduling Vehicle Routing. Assim, o modelo foi testado para um conjunto de dias, composto por 31 dias de vendas reais da farmácia, e foram propostas as rotas para realizar as entregas. Em comparação com a operação atual da farmácia, cujo único meio de transporte utilizado é o carro, aplicando a abordagem dinâmica proposta é possível obter uma poupança de 25% dos custos atuais. , en=Unmanned aerial vehicles, or drones, are now being used to perform deliveries. Due to battery limitations, range, low payload and weather conditions, they are especially recommended for last mile deliveries. This work is motivated by a real case study of Farmácia da Lajeosa, which nowadays delivers medicines to its customers by car. However, as the pharmacy is located in a rural area, they plan to adopt drones to deliver medicines. In addition to this pharmacy, there are many others in Portugal, who may consider implementing the same method of transport. Thus, this dissertation aims to propose a method of planning and scheduling pharmacy routes. Considering that orders arrive dynamically at the pharmacy throughout the day, it is necessary to decide which customers should be served by each means of transport, by which sequence and at what time, featuring the Dynamic Parallel Drone Scheduling Vehicle Routing Problem. Thus, the model was tested for a testing set consisting of 31 days of actual pharmacy sales, and the routes to perform the deliveries were proposed. In comparison with the current operation of the pharmacy, whose only means of transport used is the car, applying the dynamic approach proposed, it is possible to obtain savings of 25% of the current costs. }
{pt=drones, entregas de última milha, roteamento de veículos, medicamentos, rural, en=drones, last-mile deliveries, vehicle routing, transportation, medicines, rural}

Janeiro 29, 2021, 14:0

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar