Dissertação

{pt_PT=Optimisation of a collection and recovery network of used tyres. Valorpneu case-study} {} EVALUATED

{pt=O número de pneus em fim de vida tem vindo a aumentar a nível mundial nos últimos anos revelando a importância de um sistema que gere este fluxo de maneira eficiente e sustentável garantindo a sua recolha e valorização. A implementação destes sistemas é complexa envolvendo não só a gestão dos fluxos entre as diferentes entidades da rede como também o projeto e planeamento da própria rede. O problema tratado neste estudo prende-se com este último ponto, onde se pretende determinar a correta localização e número dos centros de recolha garantindo que os pneus usados são eficientemente recolhidos. Para além disso, estas decisões devem ser tomadas tendo em conta a sustentabilidade económica, ambiental e social da rede, tratando-se assim de um problema com objetivos distintos e potencialmente contrastantes. Para a resolução deste problema, uma ferramenta de apoio à decisão para a definição e planeamento desta rede, considerando aspetos económicos, ambientais e sociais foi desenvolvida. Esta ferramenta baseia-se num modelo de programação linear inteira mista, multi-objetivo, e pretende minimizar os custos logísticos e impacto ambiental e maximizar o benefício social da rede. Na validação, o modelo desenvolvido foi aplicado à rede atual. Este resultado serviu de base de comparação para avaliação das melhorias obtidas nos pilares da sustentabilidade. Diferentes cenários foram também estudados revelando como principais pontos de interesse para a abertura de novos centros de receção os distritos do Porto, Aveiro, Santarém e Lisboa. Uma análise de sensibilidade foi feita aos parâmetros críticos para testar a robustez dos resultados obtidos., en=The number of used tyres reaching their end of life is increasing every year which demonstrates the importance of an efficient and sustainable system that guarantees the correct collection and recovery of this waste flow. The implementation and management of such systems is a challenging task involving both the management of complex network’s flows between the different operators and the design and planning of the network itself. The problem addressed in the present study is concerned with this last issue where the goal is to determine the correct location and number of the collection centres in order to ensure the collection of used tyres from its sources. Additionally, these decisions must consider the economic, environmental and social sustainability of the network considering different and potentially opposing objectives. To solve this problem, a decision supporting tool for the design and planning of this network was developed considering the three dimensions of sustainability. This tool is based on a multi-objective mixed integer linear programming model, which intends to minimize the network’s logistics costs and environmental impact and maximize its social benefit. The model developed is tested under a real set considering the Valorpneu’s network. The results obtained serve as baseline to compare and evaluate possible improvements concerning the three dimensions of sustainability. Different scenarios are tested revealing that the districts of Oporto, Aveiro, Santarém and Lisbon are promising districts for opening collection centres. The critical parameters are subject to sensibility analysis to test the robustness of the results obtained.}
{pt=Pneus Usados, Logística Inversa, Definição e Planeamento de Rede, Otimização, Sustentabilidade, en=Used tyres, Reverse Logistics, Network Design and Planning, Optimisation, Sustainability}

Novembro 25, 2019, 12:30

Orientação

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Bruna Alexandra Elias Mota

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar Convidado