Dissertação
{pt_PT=Inovação das Estratégias de Produto no Retalho de Proximidade} {} EVALUATED
{pt=Num período de elevada competitividade e perante um ambiente dinâmico dominado pelas grandes insígnias da distribuição, os retalhistas de proximidade, que compõem uma rede atomizada de pequenos empresários, têm tido cada vez mais dificuldades em concorrer com a grande distribuição e em alcançar uma posição competitiva sustentável. Nesse sentido, os objetivos fundamentais deste estudo passaram pela recomendação de estratégias de marketing a nível de produto (bens e/ou serviços) que permitissem defender a presença dos retalhistas de proximidade no competitivo setor da distribuição. O conceito de produto é uma das dimensões do marketing mix e está relacionado, não só com os aspetos físicos e tangíveis dos produtos – bens - mas também com os serviços associados às transações dos mesmos. Através de entrevistas a gestores e peritos na área do retalho, distribuição e marketing, e de questionários dirigidos a consumidores e retalhistas, foi possível elaborar uma lista de hipóteses estratégias que se adaptavam ao retalho de proximidade e que se mostravam distintivas relativamente aos restantes formatos, de modo a permitir aos retalhistas de proximidade a obtenção de uma posição competitiva sustentável. A verificação dessas hipóteses foi feita com recurso aos dados recolhidos em inquéritos dirigidos a consumidores e retalhistas, nos quais se pretendeu recolher a avaliação da qualidade do serviço – através de uma adaptação do instrumento SERVPERF – assim como avaliar o comportamento dos consumidores e as perceções dos retalhistas relativamente ao setor do retalho. , en=In a highly competitive period and in a very dynamic environment led by the big distribution brands, the neighbourhood retailers that compose a very atomized network of small entrepreneurs, have been experiencing huge difficulties in competing against the big distribution companies and in achieving a sustainable competitive advantage. Accordingly, the primary objectives of this study are related to the recommendation of marketing strategies related to the product level (goods and/or services) that could allow the retailers to defend their presence in the competitive distribution sector. The concept of product is one of the dimensions of the marketing mix e it´s related, not only with the physical and tangible aspects of the products – goods – but also with the transactions related services. Through in-depth interviews headed to managers and experts in the retail, distribution and marketing field, and surveys headed to consumers and retailers, it was possible to identify the strategies that better fit in the neighbourhood retail sector and that could be distinctive relatively to other retail formats, allowing the obtaining of a sustainable competitive position. The verification of those hypothesis was made through the data collected in the surveys headed to consumers and retailers, in which it was intended to collect the service quality evaluation – through an adaptation of the SERVPERF instrument – as well as assessing the consumers behaviour and the retailers perceptions regarding the retail sector. }
dezembro 2, 2019, 11:30
Publicação
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