Dissertação

{pt_PT=In-house logistics operations in the automobile industry. Volkswagen Autoeuropa case study} {} EVALUATED

{pt=Em uma altura que a produção em linha opera a um ritmo cada vez mais acelerado e com um elevado nível de sincronização, uma eficiente gestão de peças a serem consumidas é fulcral. Este é um problema particularmente significativo na indústria automóvel dado ao elevado nível de personalização de veículos individuais oferecido a clientes. Como consequência, resultam grandes pressões em termos de espaço para além do já elevado grau de dificuldade presente neste tipo de produção onde as peças têm que por norma chegar à linha no local e instante de tempo exato como também nas quantidades corretas. No entanto, ao mesmo tempo que constitui um problema, exponencia também as capacidades das grandes marcas melhorarem os seus processos logísticos através de inovação e uma melhoria continua. Neste trabalho, após uma breve introdução à indústria automóvel, um estudo teórico sobre o tema é concebido com base nos artigos mais relevantes. Aqui são apresentados não só conceitos fundamentais em relação ao tema, como também metodologias e processos usados atualmente pelas grandes marcas. Posteriormente, uma análise detalhada aos processos logísticos internos da Volkswagen Autoeuropa é efetuada, como também às suas metodologias. Ainda no mesmo tópico, aproveita - se para se apresentar a problemática existente que toma como foco o transporte de peças entre um ponto de armazenamento descentralizado e a linha de montagem. De seguida procedeu-se à coleção e tratamento de dados que foram inseridos no modelo de simulação onde se elaborou vários cenários com intuito de encontrar a melhor solução. , en=In a fast-paced and synchronised assembly line production an efficient material handling of parts to be consumed is crucial. In the automotive industry this problem is particularly significant due to the customisation of individual vehicles. Here not only parts need to be delivered to the line in the right place, time and quantity but also the lack of space to store such quantity has become an issue. Still, although a problem, it also offers manufacturers the opportunity to enhance their logistics operations and increase their competitiveness as they come up with strategies to address the issue through innovation and continuous optimization. In this sense, after a brief overview of the automotive industry, this work provides a theoretical background regarding the topic. Here, important concepts and current methodologies used by different original equipment manufacturers are identified and characterized through the study of different conceited articles and relevant works done in the field. After, the case of Volkswagen Autoeuropa is studied and analysed, identifying its main methodologies, processes and characteristics in an in-house logistics perspective. Here the main problematics regarding the delivery of parts to the assembly line from a decentralized storage point are identified. Following, on field data collection undergone in order to respond to these same problems is presented leading to the next topic where the simulation model, which is to make use of the same, is regarded. Promptly, scenarios are built with the intent of solving the identified challenges. }
{pt=automóvel, logística interna, linha de montagem mista, simulação; gestão de materiais, supermercado, en=automobile, in-house logistics, mixed model assembly line, simulation, material handling, supermarket}

Novembro 8, 2018, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado

ORIENTADOR

Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Catedrático