Dissertação

{pt_PT=Priorização de intervenções no desenvolvimento de produtos utilizando a Casa da Qualidade e avaliação multicritério} {} EVALUATED

{pt=A casa da qualidade é uma das ferramentas do Quality Function Deployment (em português, desdobramento da função qualidade) que permite analisar vários aspectos relacionados com as necessidades dos clientes e com as características técnicas de um produto. Na sua estrutura tradicional, é constituída por seis “divisões”: requisitos do cliente (whats), matriz de planeamento, características técnicas (hows), relações whats/hows, correlações técnicas e matriz técnica. Na casa da qualidade são determinadas importâncias para os requisitos do cliente, pontuações para o desempenho da empresa e suas concorrentes e também as relações entre whats/hows e hows/hows. Posteriormente, utilizando a informação recolhida, são calculadas pontuações para os requisitos dos clientes e para as características técnicas. No entanto, na análise da literatura sobre a casa da qualidade foram identificados erros metodológicos na perspectiva da análise multicritério: atribuição de pesos directamente aos requisitos do cliente e utilização de escalas ordinais como sendo escalas cardinais. Este trabalho centra-se na aplicação de abordagens de análise multicritério de apoio à decisão (concretamente a MACBETH) em conjunto com a casa da qualidade com o objectivo de ultrapassar os erros metodológicos relacionados com a atribuição directa de pesos/pontuações e com a utilização de escalas ordinais como sendo cardinais. Esta abordagem transforma uma casa da qualidade tradicional numa ferramenta de apoio à decisão que reflecte o verdadeiro sistema de valores do cliente permitindo fazer uma priorização mais correcta nas intervenções a fazer ao produto de maneira a satisfazer as necessidades dos clientes. , en=The house of quality is one of the tools used in Quality Function Deployment that allows the analysis of the customer needs and relate them with product technical characteristics. In its traditional form the house of quality is subdivided into six “rooms”: customer needs (whats), planning matrix, technical characteristics (hows), whats/hows relations, technical correlations and technical matrix. In each of these “rooms” are determined importances for costumer needs, scores for the performance of the company and its competition in each customer need and are defined the intensity of the relationships between whats/hows and hows/hows. However, in the literature analysed about the house of quality it was been identified methodological errors in the multicriteria analysis perspective: direct weight assignment to the customer needs and the usage of ordinal scales as cardinal scales. This study focus on the application of multicriteria decision analysis methods (MACBETH concretely) jointly with the house of quality with the main objective of surpass the methodological errors found related the direct weighting/score and the use of ordinal scales as cardinal. This approach turn the house of quality into a decision analysis tool that reflect the real customer values and allows a more correct prioritization of the interventions that are need to take to meet his needs. }
{pt=avaliação multicritério, casa da qualidade, desenvolvimento de produtos, priorização de intervenções, Quality Function Deployment, MACBETH, en=multicriteria analysis, house of quality, product development, interventions prioritization, Quality Function Deployment, MACBETH}

Julho 4, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Isabel Maria da Silva João

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Professora Adjunta

ORIENTADOR

João Carlos Da Cruz Lourenço

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar