Dissertação

{pt_PT=Competitividade e Estratégia de Internacionalização dos Vinhos Portugueses - Caso de Estudo da Sogrape Vinhos S.A. } {} EVALUATED

{pt=O setor vitivinícola português sempre teve um papel importante, tanto para a economia do país, como para a sua história e cultura. Embora seja um país pequeno, Portugal encontra-se entre os principais produtores de vinho a nível mundial, desenvolvendo produtos e processos que constituem mais-valias para a obtenção de uma vantagem competitiva sobre os restantes países. Apesar de Portugal pertencer ao grupo dos mais antigos países produtores de vinho, grande parte das empresas nacionais, salvo certas exceções, apresentam um défice de atenção na área de gestão, de onde resulta uma fraca promoção dos seus produtos e, consequentemente, uma fraca posição dos seus vinhos nos mercados internacionais. Considerando o caso da Sogrape Vinhos, uma empresa de dimensão bastante superior à dimensão média das empresas vitivinícolas portuguesas, serão exploradas as estratégias de internacionalização, em termos de escolha de países de entrada e de comercialização dos vinhos portugueses. Assim, o caso de estudo permitirá ilustrar o tópico da internacionalização e da competitividade em mercados internacionais. Esta Dissertação de Mestrado pretende debruçar-se sobre a competitividade e as estratégias de internacionalização do setor vitivinícola português, tendo sido realizada uma revisão da literatura relevante sobre o tema. , en=The Portuguese wine sector always had an important role in the country’s economy as well as in its history and culture. Despite being a small country, Portugal figures among the main worldwide wine producers by developing products and processes that effectively provide added value in obtaining a competitive advantage over the rest of the countries. Despite Portugal being one of the oldest wine producers, with few exceptions, most of the domestic companies pay short attention to the management area, which results in a very weak promotion of their products and consequently a very weak presence of their wines in the international market. Using the case of Sogrape Vinhos, a company with a size above the average of other Portuguese wine companies, the topic of internationalization strategies will be explored, in terms of foreign country choice, as well as in terms of entry and marketing strategy of Portuguese wines in foreign markets. This Master Thesis Dissertation discusses the competitiveness and internationalization strategies of the Portuguese wine sector, being supported by a relevant literature review about the topic. }
{pt=estratégias de internacionalização, competitividade internacional, setor vitivinícola, Sogrape Vinhos, en=internationalization strategies, international competitiveness, wine sector, Sogrape Vinhos}

Junho 28, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Sofia Mascarenhas Proença Parente da Costa

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado