Dissertação

{pt_PT=Economical evaluation of aircraft replacement The A320 case study} {} EVALUATED

{pt=Só recentemente o setor da aviação tem tido relevância na questão das alterações climáticas, em parte devido à pequena contribuição para as emissões atmosféricas com efeito de estufa. As principais preocupações das companhias aéreas quanto à substituição de aeronaves normalmente estão relacionadas com o desempenho da aeronave, a utilização e/ou custos operacionais e de manutenção. Tendo em conta a economia de custos, este documento tem a intenção de avaliar o impacto dos custos de emissão de CO2 na decisão de substituição da aeronave e determinar o tempo ideal e nível para substituir uma aeronave por outra mais recente. Excluindo custos de propriedade, o combustível é o maior custo operacional direto. Com o envelhecimento da aeronave, a eficiência do uso de combustível diminui e os custos de manutenção aumentam. A metodologia das Opções Reais aplica as incertezas dos preços de querosene e CO2. A volatilidade associada a cada incerteza permitiu desenvolver as árvores de preços futuros, considerando um período de 15 anos. Para cada avião A320ceo e A320neo foram desenvolvidas árvores de custos quadrinomiais NPV. Através da sua comparação conclui-se que é aconselhável substituir o A320ceo pelo modelo A320neo, no primeiro ano da análise, 2015. Conclui-se que o CO2 tem um baixo impacto sobre os custos, e não interfere na decisão de substituição. O consumo de querosene influencia a decisão de substituição devido aos elevados ganhos de eficiência da nova tecnologia (A320neo). Os resultados demonstraram que uma perturbação na volatilidade dos preços de querosene não interfere no momento de substituição., en=Only recently aviation has been considered a relevant sector to climate change, in part because of the minor share of global emissions of greenhouse gases. The airlines main concerns for aircraft replacement usually are related with aircraft performance, usage and/or operating and maintenance costs. This document has the intention of assessing the impact of CO2 emissions costs in the aircraft replacement decision and determine the optimal time and level to replace an aircraft with a newer one. Excluding ownership, fuel makes up the largest percentage of an airline´s direct operating cost. As aircraft ages, his fuel efficiency declines and its maintenance cost rise. The Real Options methodology adress the problem considering the uncertain kerosene and CO2 prices. The volatility associated with each uncertainty was considered to develop the lattices of future prices, considering a time period of 15 years. The short-haul A320ceo (current engine option) and A320neo (new engine option) are considered and a quadrinomial lattice of NPV was developed for each aircraft. Through the comparison of the quadrinomial lattices of both aircrafts, it is advisable to replace the A320ceo for the A320neo model, since the first year of the analysis, 2015. It was concluded that CO2 as a lower impact on costs, and it doesn´t interfere in the decision of replacement. The kerosene consumption influences the decision of replacement due to the high efficiency gains of the new technology. Results demonstrated that a perturbation in kerosene price volatility doesn´t interfere in the replacement time and level. }
{pt=Substituição de aviões, Emissões de CO2, Consumo de querosene, Emission Trading System, Fluxo de caixa descontado, Opções Reais., en=Aircraft replacement, CO2 emissions, Kerosene consumption, Emission Trading System, Discounted Cash Flow, Real Options Approach}

novembro 24, 2016, 11:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Rui De Matos Figueira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado