Dissertação
{en_GB=An optimization approach for sustainable logistics} {} EVALUATED
{pt=Um desenvolvimento que considera a economia juntamente com questões ambientais tem vindo a ser cada vez mais uma preocupação, por forma a garantir um futuro mais sustentável para as gerações vindouras. Nesta dissertação, o desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado com o problema em estudo. Uma vez que a utilização de veículos mais verdes permite a redução das externalidades negativas ao ambiente e sociedade resultantes das atividades de transporte nas cadeias de abastecimento. Como resultado, o projeto aborda o desenvolvimento e a implementação de um problema de localização e de rotas, que inclui a otimização das rotas de uma frota de camiões elétricos e a possível localização da infraestrutura de recarga. Este modelo incluirá também, na sua função objetivo, dois pilares do desenvolvimento sustentável. Além disso, este projeto baseia-se nas operações de um grupo retalhista português que ainda abastece as suas lojas através de camiões diesel. Assim, o modelo avalia a viabilidade da transição de uma operação com camiões diesel para uma baseada em camiões elétricos. Tal, tendo em conta parâmetros baseados em dados reais das operações do retalhista e outros parâmetros baseados na literatura existente e, que comparam as operações de camiões elétricos e camiões diesel. Por fim, de acordo com os resultados, esta transição é viável tanto na dimensão económica como na ambiental. Isto, uma vez que o investimento inicial mais elevado associado aos camiões elétricos é compensado por custos de manutenção e energia mais baixos, juntamente com menores emissões., en=A development that considers the economy, together with environmental concerns has been increasingly adopted in order that a more sustainable future is secured for those ahead of us. In this project, sustainable development is directly related to the researched problem. As the incorporation of alternatively fuelled vehicles is a step forward in the reduction of the harmful externalities, to the environment and the society, generated by transportation activities within supply chains. As a result, the project concerns the development and implementation of a location routing problem, that comprises the routing optimization regarding a fleet of electric trucks and the potential siting of recharging infrastructure. This model will also include, in its objective function, two of the three sustainable development pillars. In addition, this project is based on the operations of a Portuguese retailer group that still serves its stores using diesel trucks. The model assesses, as a consequence, the feasibility of the transition from a diesel-truck based operation into an e-truck based one. This, considering real-life based parameters from the retailer’s operations and other parameters from the existing literature that compares e-truck and diesel-truck operations. And, according to the results, this transition is feasible, considering the economic and environmental dimensions. This is because the higher upfront investment associated with e-trucks is compensated with lower maintenance and energy costs along with less emissions.}
novembro 24, 2023, 10:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Catedrático