Dissertação

{pt_PT=Melhoria da eficiência de processos numa oficina de veículos pesados - Aplicação da metodologia Hoshin Kanri} {} EVALUATED

{pt=Ao longo dos últimos anos, em correspondência com o processo de globalização, o mercado, em contínua mudança, tem-se caracterizado por um acréscimo de competição e uma maior exigência dos consumidores. Tal cenário, obriga a um aprofundamento das metodologias de gestão e à adequada fixação de estratégias. Neste contexto, muitas empresas têm vindo a adotar estratégias lean focadas na redução do desperdício através da melhoria contínua para atingir melhores resultados com menos recursos e assim vingar no mercado mais competitivo. A Empresa X, cujo core business consiste na reparação e manutenção de viaturas, contactou o Kaizen Institute para revisão da sua estratégia e melhoria dos seus processos operacionais. Para cumprir este objetivo, foi necessário conhecer bem os processos de oficina As Is assim como realizar uma revisão de literatura focada principalmente em conceitos lean de forma a definir uma metodologia a seguir. A metodologia é composta por uma componente de aplicação estratégica, através da metodologia Hoshin Kanri, e por uma componente de aplicação operacional, baseada em conceitos lean. Como melhorias processuais, foi implementado um novo layout para a oficina, feito o dimensionamento das equipas da oficina, criada uma ferramenta de planeamento e desenvolvidos novos fluxos de valor na oficina. Os principais resultados obtidos com este trabalho foram o aumento da produtividade geral da oficina da Zona A de 60% para 73% e o aumento do nível de serviço de 61% para 71% entre Janeiro e Junho de 2019. Finalmente, segue-se a conclusão do documento juntamente com sugestão de algum trabalho futuro. , en=Over the last few years, in line with the globalization process, the markets became more competitive than ever before. This scenario forced companies to review their business models, in order to be able to offer a wide range of products with high quality at a low cost. In this context, many companies have been adopting lean strategies focused on reducing waste through continuous improvement to achieve better results with fewer resources and thus succeed in the more competitive market. Company X – dedicated to the repair and maintenance of vehicles - contacted the Kaizen Institute to review its strategy and improve its operational processes. To accomplish this objective, a literature review was carried out on the topics of lean. Based on the literature and the knowledge of the As-Is processes, a methodology was developed. The methodology is composed of a strategic application component, through the Hoshin Kanri methodology, and an operational application component, based on lean concepts. As procedural improvements, a new layout for the workshop was implemented, the workshop teams were dimensioned, a planning tool was created, and new value streams were developed in the workshop. The main results obtained with this work were the increase in the overall productivity of the workshop in Zone A from 60% to 73% and the increase in the level of service from 61% to 71% between January and June 2019. Finally, some conclusions are drawn and it is recommend to replicate these alterations to the other workshop of the company. }
{pt=kaizen, lean, Hoshin Kanri, oficina automóvel, fluxo, eficiência, en=kaizen, lean, Hoshin Kanri, vehicle workshop, flow, efficiency}

setembro 21, 2021, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Amílcar José Martins Arantes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar