Dissertação

{pt_PT=Definição de gama de produtos em supermercados de proximidade} {} EVALUATED

{pt=A definição da gama dos produtos à venda num estabelecimento é um problema de grande relevância no âmbito do retalho alimentar. Os retalhistas procuram definir uma metodologia de gestão de sortido que satisfaça a procura dos consumidores, seja apelativa para novos clientes, aumente as suas vendas e margens e não implique um investimento considerável. Esta dissertação tem como objetivo procurar otimizar o sortido de produtos em vigor nos supermercados Meu Super (da insígnia Sonae MC) que são geridos pela Compracá, uma empresa especializada em supermercados de proximidade. Esta otimização será feita em 2 vertentes: primeiramente, será aplicado o modelo de gestão de categorias ao conjunto de produtos. Este modelo defende a divisão dos produtos em categorias e a atribuição sequencial e lógica de características às mesmas. Seguidamente, a quantidade e volume de vendas de todos os produtos vendidos nas lojas será analisado, com o objetivo de remover produtos descartáveis e otimizar o sortido presente nas prateleiras das lojas. Desse modo, o conjunto de produtos foi dividido em dezoito categorias, que foram exploradas e caracterizadas minuciosamente. Depois de uma análise exaustiva e de remover os produtos com pior desempenho em termos de vendas, o sortido inicial de 9577 produtos foi reduzido para apenas 4123 produtos, numa perspetiva de otimização do espaço disponível nas prateleiras. Com a análise teórica das categorias existentes e o sortido otimizado, será possível propor uma gama de produtos apropriada para ser posta à venda nas lojas Meu Super., en=Defining the range of products for sale in an establishment is a relevant issue within the food retail sector. Retailers seek an assortment management methodology that meets consumer demand, is appealing to new customers, increases sales and margins and does not involve a considerable investment. This dissertation aims to optimize the current product assortment in Meu Super supermarkets (belonging to the Sonae MC brand) managed by Compracá, a company specialized in proximity supermarkets. This optimization will be done in 2 ways: firstly, the model of category management will be applied to the set of products. This model advocates the division of products into categories and the sequential and logical attribution of characteristics to them. Then, the quantity and sales volume of all products sold in the shops will be analysed, with the objective of removing disposable products and optimizing the assortment present on the shop shelves. Thus, the set of products was divided into eighteen categories, which were explored and characterized in detail. After an exhaustive analysis and by removing the products with the worst sales performance, the initial assortment of 9577 products was reduced to only 4123 products, with the view of optimizing the available shelf space. With the theoretical analysis of the existing categories and the optimized assortment, it will be possible to propose a range of products suitable to be on sale at Meu Super shops.}
{pt=Retalho alimentar, gestão de categorias, gestão de sortido, supermercados de proximidade, Meu Super, Compracá, en=Food retail, category management, assortment management, grocery stores, Meu Super, Compracá}

setembro 20, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Agostinho De Oliveira Soares

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado