Dissertação

{en_GB=Stakeholders' Engagement towards Local Development and Social Innovation through Open Schooling. A stakeholder analysis of the H2020 Open Science Hub Network: the case of Figueira de Castelo Rodrigo, Portugal} {} APPROVED

{pt=O sistema educativo está em permanente mudança no sentido de preparar as novas gerações para o panorama social futuro. Escola Aberta (EA) é uma abordagem para fazer face a estes novos desafios na Educação, através de processos colaborativos, envolvendo e capacitando as comunidades para abordar desafios locais, promovendo o desenvolvimento comunitário conduzido pela Escola. Através de um sistema de EA, as escolas colaboram com famílias, com profissionais e com vários agentes sociais para abordarem desafios e oportunidades locais. O projecto Open Science Hub Network (OSHub.Net) surgiu como uma forma de dar vida ao conceito de EA, actuando para capacitar os cidadãos através de um modelo de Educação STEAM com princípios de EA, promovendo o desenvolvimento local e a inovação social. A implementação de um sistema de EA requer o envolvimento e gestão de vários stakeholders e das suas relações. Esta dissertação, que tem como alvo gestores de projectos e decisores que querem criar comunidades de EA, traz ferramentas de gestão estratégica existentes na literatura para o contexto escolar, desenvolvendo uma metodologia para análise de stakeholders que poderá ser conduzida noutros contextos. A aplicação desta metodologia trouxe novas perspectivas acerca dos stakeholders pertencentes à Escola e ainda dos que a ela são externos - explicando como podem eles interagir entre si para implementar o conceito de EA. Os principais resultados são o desenvolvimento daquela metodologia (incluindo um questionário) e uma lista de recomendações extraídas a partir dos principais factores que afectam o envolvimento de stakeholders em iniciativas de EA. , en=The education system has been changing in order to prepare the new generations for the upcoming social environment. Open Schooling (OS) is an approach to face new challenges in Education, through collaborative processes, engaging and empowering communities to tackle local challenges, towards school-led community development. Through Open Schooling, schools cooperate with families, professionals and wider society to address local challenges and opportunities. The Open Science Hub Network (OSHub.Net) arose as a way to bring life to OS, aiming to empower citizens through STEAM Education with Open Schooling, towards local development and social innovation. Bringing life to OS requires the involvement and management of different stakeholders, which led to the problem of investigating Stakeholders' Engagement towards Local Development and Social Innovation through Open Schooling. This dissertation, which has project managers and decision-makers who want to build OS communities as a target, brings strategic management tools existing in the literature into the school context, developing a methodology for stakeholder analysis, which was tested in the OSHub.Net and that can be conducted in other environments. The application of this methodology provided new insights concerning the motivations, attitudes and perceptions of schools’ stakeholders and outside school agents, explaining how they can interact with each other, promoting Open Schooling. The main results are the development of a methodology (including a survey that can be considered a deliverable) and a list of recommendations derived from the principal factors that account for stakeholders’ engagement in Open Schooling, highlighting the attributes interest, power, urgency, legitimacy and support. }
{pt=Educação, desenvolvimento local, Escola Aberta, inovação social, análise de stakeholders, envolvimento de stakeholders, en=education, local development, Open Schooling, social innovation, stakeholder analysis, stakeholders’ engagement}

Orientação

ORIENTADOR

António Miguel Areias Dias Amaral

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado